Era dada como certa a candidatura do vereador indaialense Anderson Batata ao cargo de deputado estadual pelo Partido Progressista (PP). Mas o Batata lançou uma nota no dia 27 de junho oficializando a desistência da sua candidatura, alegando poderia haver mais de um candidato na cidade, o que diminuiria a suas chances de chegar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Indaial tem cerca de 41 mil eleitores e com a desistência, ela ficaria sem candidato. Mas no domingo (28) uma declaração do deputado federal João Pizzolatti (PP) pegou os indaialenses de surpresa anunciando a candidatura do vice-prefeito Mario Withoedt.
O anúncio de ultima hora deixa dúvidas sobre a estrutura para o pleito, o que poderia colocar em xeque uma eventual vitória na eleição, afinal com o nome lançado na última hora dificilmente conseguira regionalizar sua candidatura.
O último candidato à deputado indaialense foi o ex-prefeito Olímpio José Tomio que mesmo sendo prefeito da cidade por oito anos e sendo bem visto pela população alcançou uma votação de 12.568 votos, comprovando que mesmo que bem cotado na cidade a falta da regionalização da campanha foi uma dificuldade.