
A Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) autorizou a Blumob a reduzir a quantidades de ônibus da operação. A decisão foi publicada na terça-feira (11) no Diário Oficial do Município.
Com a decisão Blumenau vai ter uma redução de 7% da frota atual, que é de 215 carros. O pedido foi feito a agência reguladora pela Blumob que já cobra cerca de R$ 6,5 milhões do poder publico, pelos prejuízos acumulados pela paralisação devido ao Covid-19.
De acordo com o diretor-geral da Agir, Heinrich Pasold a decisão procurar evitar que o serviço entre em colapso “Cabe nesta hora, antes de pontuar normas contratuais, deter-se sobre a concessão, com um olhar voltado à preservação dos serviços e assim evitar um colapso, que será sem sombra de dúvidas muito pior para toda a sociedade”
O despacho determinou ainda que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) deve agora elaborar estudos para verificar a viabilidade operacional da frota reduzida, que posteriormente vai ser analisado pela própria agência reguladora antes de ser aprovado.