terça-feira, 29 de novembro de 2022
24.3 C
Blumenau

Aeronave está realizando atualização cartográfica de Blumenau

Iniciaram no fim do mês de agosto os trabalhos que visam à atualização da Base Cartográfica de Blumenau com usos de sensores laser aerotransportados e uma câmera aerofotogramétrica digital. O serviço deve durar 10 meses.

Uma aeronave sobrevoa a cidade para cobertura aerofotogramétrica de cerca 440 quilômetros quadrados de área urbana e rural. O equipamento está realizando a varredura da superfície terrestre para uma nova rede de referência topográfica.

O serviço contratado pelas Secretaria de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Gestão Governamental e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) visa atualização dos produtos cartográficos e cadastrais que estão defasados há mais de 15 anos.

De acordo o secretário da pasta, Éder Boron, a atualização da base cartográfica cadastral do município proporcionará grandes benefícios ao planejamento urbano da cidade, auxiliando na elaboração, locação e proposição de novos projetos.

“Blumenau evoluiu e cresceu muito desde o último levantamento aéreofotogramétrico em 2003, além de desastres naturais que abalaram e modificaram nossa geografia, tivemos a expansão de várias regiões com aterros e terraplanagens, implantações e ampliação da malha viária, com abertura de novas ruas, loteamentos e grandes empreendimentos”, analisa.

Ainda segundo o secretário de planejamento, para um registro adequado da cobertura aérea da cidade é necessário que as condições meteorológicas e atmosféricas estejam favoráveis, preferencialmente com céu limpo e descoberto.

Conforme a Seplan, após o trabalho de recobrimento aéreo do território do município, vêm as etapas de ortorretificação, restituição estéreo fotogramétrica e edição, para que o município receba os Arquivos Digitais do Levantamento Aerofotogrametrico, Ortofotos e o modelo digital em 3D da superfície terrestre levantada.

A previsão de entrega dos produtos contratados é de até 10 meses.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas