Abrigos recebem as primeiras famílias

A Igreja Evangélica Livre de Blumenau, localizada na Itoupava Norte, que serve como abrigo em caso de cheias, começa a recebe as primeiras famílias. O local conta com três famílias atualmente, sendo oito adultos e duas crianças.

[irp posts=”18329″ name=”Rio Itajaí-Açu terá pico de 10,3 metros durante a madrugada”]

Outro ponto ativado como abrigo está localizado na Paróquia São Francisco de Assis, na rua Francisco Vahldieck, 1149, no bairro Fortaleza.  Novos locais podem ser ativados conforme a necessidade.

A medição do Rio Itajaí-Açu das 15h é de 8,91 metros. A previsão para as 21h é de 10 metros. Uma nova projeção será divulgada pelo Ceops às 18h. O GRAC – Grupo de Resposta e Ações Coordenadas se reúne às 19h para definir as próximas ações.

Coleta de lixo

O Samae solicita à comunidade para evitar de colocar o lixo nos pontos de coleta, incluindo os moradores da área central da cidade que fazem uso dos containeres. A medida, temporária, visa evitar que as águas do rio levem o lixo para ribeirões e córregos.  Segundo o  gerente de Resíduos Sólidos do Samae, João Carlos Francheschi, a coleta está sendo feita de forma um pouco mais lenta em virtude de alguns pontos da cidade estão dificultando o acesso dos coletores.

Barragens 

As três barragens que afetam diretamente o nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau seguem com as comportas fechadas. De acordo com a Defesa Civil do município, a barragem de Ituporanga verteu às 11h, mas segue com as comportas fechadas. Já a barragem de Taió está operando com 90% da capacidade, enquanto a de José Boiteux trabalha com bastante capacidade e mantém as duas comportas fechadas.

Celesc 

Devido ao alagamento de algumas ruas em Blumenau, a Celesc orienta aos moradores a desligarem os disjuntores antes que os imóveis sejam atingidos pelas águas. O órgão recomenda que a população mantenha distância de fios e cabos elétricos, pois podem estar energizados e provocar acidentes graves.

Trânsito

O trânsito está em meia pista na rua Cristiano Karsten, no bairro Itoupavazinha, no acesso ao Vale do Selke, em virtude de queda de barreira.

O acesso da rua 1º de Janeiro pela BR-470 está interditado ao fluxo de veículos. O local foi sinalizado pela Guarda Municipal de Trânsito. Com isso, as linhas de ônibus 101-Fidélis e 111-Santa Clara não acessam mais a rua 1º de Janeiro e estão operando ida e volta via Posto RG.

A linha de ônibus 404 – Nova Rússia também está operando com restrições por conta um deslizamento na rua Santa Maria e está circulando somente até a Ilha do Sossego. As demais linhas do transporte coletivo de Blumenau seguem operando normalmente.

Cepread

O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos pede que quem tiver de sair de sua moradia, não deixe animais de estimação dentro de sua casa ou na coleira. Procure levá-los para algum lugar seguro, na casa de conhecidos ou familiares. Em último caso, mantenha-os soltos. Aos moradores das ruas que estão sendo atingidos por conta da enchente, se possível, tragam ao CEPREAD, situado à rua Curt Klein, 150, no bairro Itoupava Central (rua da Escola nº 1, transversal da rua Dr. Pedro Zimmermann), que os mesmos estarão sendo abrigados até normalizar a situação de seus tutores.

Educação

As aulas da rede municipal de ensino de Blumenau estão mantidas nesta quinta-feira, dia 22. Amanhã, dia 23, as aulas estão suspensas. A Secretaria de Educação orienta aos pais que se puderem ficar com os filhos, o façam. Os alunos não terão falta creditada tanto hoje quanto amanhã.

Assessoria PMB

Receba notícias do Farol em seu WhatsApp

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome