43 presos estão foragidos após saída temporária

Santa Catarina registrou um dos menores índices de evasão de saídas temporárias do país: de 1.527, apenas 56 detentos não retornaram às unidades prisionais. Até a publicação, 13 haviam sido recapturados e os nomes dos outros são encaminhados aos serviços de inteligência dos órgãos da Segurança Pública.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execução Penal e concedido aos presos do regime semiaberto, com bom comportamento e com uma parcela da pena já cumprida. O beneficiado tem direito de ficar até sete dias fora da unidade prisional, com os familiares.

A taxa de evasão deste ano foi de 3,6%, o que representa um dos menores índices do país. Ao final do ano de 2011 a taxa de evasão registrada foi de 5,7%, e em 2012 caiu para 4,5%. Neste ano o mesmo índice se manteve se comparado ao ano passado.

“O retorno voluntário do preso à unidade prisional é um fenômeno interessante a ser observado. Mostra uma mudança de postura por parte do reeducando, uma mudança de pensamento”, destacou o atual Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome