28 de Agosto: Goethe, 271 anos

Busto de Johann Wolfgang von Goethe, no Castello scaligero de Malcesine, sul do lago di Garda, Itália
Busto de Johann Wolfgang von Goethe, no Castello scaligero de Malcesine, sul do lago di Garda, Itália

Johann Wolfgang von Goethe nasceu em Francfort em 28 de agosto de 1749 e faleceu em Weimar em 22 de março de 1832. É lugar comum sempre repetido dizer que Goethe é o maior homem de letras e o maior maçom da Alemanha.

Goethe começou sua viagem à Itália em 1786, tendo anteriormente interrompido três tentativas de fazer tal viagem. Ele viajou (quase sempre sozinho) de Carlsbad via Eger , Regensburg, Munique, Mittenwald, Scharnitz , Seefeld , Zirl , Innsbruck e Brenner , Bolzan, Trento no Lago dimGarda (Torbole e Malcesine ), em seguida, para Verona , Vicenza, Pádua, Veneza, Ferrara, Cento , Bolonha, Loiano, Perugia, Terni e Città Castellana quanto tomou rumo a Roma, onde permaneceu por quatro meses.

Ele então dirigiu, juntamente com o pintor Johann Heinrich Wilhelm Tischbein , via Velletri e Fondi para Nápoles. Ficou lá por quase cinco semanas, fez duas excursões ao Vesúvio e visitou Pompéia, Caserta, Cápua, Herculano e Paestum. Em seguida, ele navegou para a Sicília , onde visitou Palermo, Alcamo, Castelvetrano, Sciacca, Girgenti, Caltanissetta, Catânia, Taormina e Messina.

Seu retorno levou-o novamente a Nápoles, novamente a Roma. Aqui permaneceu por quase um ano, visitou a área circundante e dedicou-se ao estudo da antiguidade, especialmente exercícios práticos de pintura e desenho e a continuação de sua obra literária antes de ir à Páscoa no caminho de volta para Weimar . Ele encontrou Siena, Florença (que ele havia acabado de tocar na jornada da impaciência para finalmente chegar a Roma), Bolonha, Modena, Parma, Piacenza e Milão – estações que, no entanto, não são comentadas em sua jornada italiana.

O Prêmio Goethe (em alemão: Goethepreis der Stadt Frankfurt) é um prêmio literário de Frankfurt am Main, Alemanha. Era inicialmente concedido anualmente, mas a partir de 1961 tornou-se trienal. É um dos mais importantes da literatura mundial, mas a distinção não é restrita a escritores.

Este ano será anunciado hoje, 28 de agosto, data do nascimento de Von Goethe.
Sigmund Freud, Albert Schweitzer, Max Planck, Hermann Hesse, Thomas Mann, Walter Gropius, Ingmar Bergman e Amos Oz foram alguns dos merecedores do Prêmio.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome