quarta-feira, 5 de outubro de 2022
15.5 C
Blumenau

202 anos de nascimento do Dr. Blumenau

Sétimo filho do couteiro-mor Karl Friedrich Blumenau com a dona de casa Cristiane Sofie Kegel, Hermann Bruno Otto Blumenau nasceu em 26 de dezembro de 1819 no ducado de Braunschweig. Químico e doutor em filosofia, fundou em 1850 o agora município de Blumenau (SC). Sempre com o apoio do Magnânimo Dom Pedro, segundo e último imperador do Império do Brasil.

O Município de Blumenau foi criado pela Lei Provincial N° 860, de 4 de fevereiro de 1880 e instalado somente em 1883, devido a grande enchente de 1880. Hermann Blumenau – administrador da Colônia Blumenau, permaneceu no cargo durante este período de transição – como funcionário nomeado por D. Pedro II.

Além de filósofo, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau era também farmacêutico e foi representante comissionado da Sociedade de Proteção aos Imigrantes Alemães no Sul do Brasil. Após viver trinta e quatro anos em Blumenau, seu fundador partiu em definitivo para a Alemanha, onde veio a falecer em 30 de outubro de 1899, aos 79 anos de idade. Em 1974, seus restos mortais foram transferidos para a cidade que fundou em 1850, estando depositados no Mausoléu Dr. Blumenau.

Sérgio Campregher
Sérgio Campregher
Sérgio Campregher é historiador pela Uniasselvi/Fameblu e fala sobre política nacional e internacional e curiosidades. Escreve de Blumenau.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas