sexta-feira, 29 de março de 2024
21.9 C
Blumenau

Prefeitura entrega unidade de saúde na Rua General Osório

Nova unidade de saúde na Rua General Osório

A Prefeitura de Blumenau entregou nesta quarta-fera (10) a nova unidade de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) Waldemar Felski, localizada na Rua General Osório, 660, no bairro Velha. A solenidade neste manhã contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, e do secretário da Saúde, Winnetou Krambeck.

A nova unidade de atenção básica comportará a equipe II que realizava os atendimentos na unidade Jovino Cardoso Neto. Serão mais de 360 metros quadrados para atender cerca de 1.200 famílias da região. A previsão é de que mais uma equipe de saúde também atenda no local pela reordenação de abrangências.

“É um espaço mais amplo e mais acessível para a comunidade que usará a unidade. Priorizamos a questão da acessibilidade, justamente por entender que os espaços públicos precisam ter um olhar mais voltado para isso. Como gestores públicos, temos o dever de trabalhar para melhorar a vida da população e essa nova unidade cumprirá com esse papel”, afirmou o prefeito.

O investimento para adequar o espaço e proporcionar uma estrutura que dispõe de área de recepção com espaço de espera adequado; sanitários acessíveis; área da farmácia; sala para grupos operativos de saúde; local de atendimento para odontologia; consultórios para médico e enfermeira; e ainda sala para acolhimento, observação e procedimentos bem como para agentes de saúde; foi de R$ 270 mil.

A nova unidade tem ainda espaço para os servidores, como copa, serviço e sanitários, e estacionamento frontal, com vagas preferenciais. Também foi realizada a aquisição de mobiliário novo para melhor prestação do atendimento em saúde, com aplicação em torno de R$ 200 mil.

“Após a obra do prolongamento da Rua Humberto de Campos, foi necessário melhorar o acesso da população à unidade, bem como possibilitar um atendimento ainda melhor, com uma estrutura física nova e adequada. E é isso que estamos entregando aos nossos usuários”, salientou Krambeck.

Antes de ficar pronta, a ESF Waldemar Felski passou por uma série de etapas, como a identificação do espaço, documentação, procedimentos e processos dentro de prazos legais, além da licitação da empresa responsável pela adequação e obras do imóvel. Com a reforma pronta, foi realizada a instalação da rede lógica, telefônica e de alarme, bem como a climatização do ambiente.

Nome é homenagem à farmacêutico da cidade

Nasceu em 1928 e atuou como farmacêutico em Blumenau. Iniciou suas atividades na área em 1939, como aprendiz na Farmácia Glória, da Rua XV de Novembro, onde trabalhou até 1954. Nesse período, obteve o Certificado de habilitação de Prático de Farmácia e em 1974 foi inscrito no Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina como Oficial de Farmácia Provisionado. Foi proprietário da farmácia Colúmbia, no bairro Velha, onde trabalhou até 2011. Também atuou no Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Vale do Itajaí. Faleceu em março do ano passado, aos 89 anos.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas