quinta-feira, 28 de março de 2024
29.7 C
Blumenau

Ambulatórios abrem neste sábado para vacinação da gripe

Dando sequência nas ações de intensificação da campanha de vacinação da influenza, a Prefeitura de Blumenau vai abrir os sete ambulatórios gerais neste sábado (25) para vacinação dos grupos prioritários.

Os AGs das regiões dos bairros Badenfurt, Fortaleza, Itoupavas, Velha, Garcia, Centro e Escola Agrícola farão a vacinação das 8h às 16h. Usuários de qualquer região ou unidade de referência que façam parte dos grupos determinados pelo Ministério da Saúde podem se vacinar.

“Este sábado de intensificação e os horários ampliados são ações que estamos promovendo para que a população tenha mais possibilidades de, ao longo do dia e da sua rotina, buscar a imunização”, reforçou o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Buscando aumentar a cobertura da vacinação da gripe, que está em 63%, a Semus estendeu desde a última segunda-feira, dia 20, o horário de atendimento das salas de vacina dos sete AGs até as 20h30. A ampliação será mantida até o final da campanha, em 31 de maio. Quase 71 mil doses da vacina da gripe já foram aplicadas, mas a meta para Blumenau é imunizar 90% de um total de 111.031 pessoas.

Ambulatório Geral (Marcelo Martins)

Os grupos

É importante ter em mãos a carteira de vacinação para todos os públicos, que são: crianças acima de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), idosos (portar documento de identidade); trabalhadores da saúde (ter em mãos carteira profissional ou folha de pagamento que comprove a função); professores das escolas públicas e privadas (levar holerite como comprovante); e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Estes devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, e se já forem cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS, devem se dirigir até as unidades onde fazem acompanhamento para a vacinação.

Casos confirmados

Em 2019 já foram 49 casos notificados de suspeita de influenza A em Blumenau, sendo 10 confirmados, 35 descartados e outros 4 em análise. Do total de casos suspeitos, 9 não são residentes de Blumenau mas estavam internados em hospitais da cidade quando a investigação foi realizada.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas