Outono deverá ter volume reduzido de chuvas em Blumenau

Vista aérea da Prefeitura de Blumenau (Michele Lamin - PMB)
Vista aérea do Centro de Blumenau – foto de Michele Lamin – PMB

Nesta quarta-feira (20) inicia o outono, a estação de transição entre o clima quente e frio. Durante este período, a previsão é de redução no volume de chuvas na região, além de eventos de curta duração, incluindo as situações típicas de verão, que se tornam menos freqüentes. Mesmo assim, os ciclones extratropicais, vórtices ciclônicos e as frentes frias passam a atuar de forma mais significativa.

De acordo com o AlertaBlu, outra característica da estação é ter dias com maior diferença entre as temperaturas mínima e máxima, com manhãs mais frias e tardes ainda aquecidas. Durante a estação, é observada a entrada de massas de ar frio de origem polar com maior freqüência. E a combinação entre manhãs mais frias e umidade do ar elevada favorece a ocorrência de nevoeiros na região.

Para o AlertaBlu, durante o outono deste ano, a quantidade de chuva ficará próxima à média climatológica do trimestre (março, abril e maio), sendo que os meses de abril e maio tendem a apresentar os maiores volumes de chuvas para o período. Ressalta-se também que eventos de chuva intensa em curto espaço de tempo ainda podem ocorrer, especialmente durante o mês de março.

Entre o fim de março e início de abril, devem começar a chegar as primeiras massas de ar frio, porém com menor intensidade por causa da influência do El Niño de fraca intensidade que atuará durante a estação.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome