Instituto do Consumidor notifica Hering sobre suposta violação de privacidade

Espelho interativo em loja Hering é alvo de questionamento

A proposta da Companhia Hering de recursos de interatividade em uma loja do Morumbi Shopping, em São Paulo, gerou questionamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), organização não-governamental.

A entidade quer avaliar se há violações a direitos do consumidor e à privacidade das pessoas que frequentam a unidade. Segundo o instituto, câmeras dispostas na loja analisam a expressão dos clientes. Outra medida é a captação de zonas de calor, demonstrando locais de maior interesse.

Outra proposta da empresa blumenauense é o Fitting You, um espelho interativo, que permite navegar por catálogos de produtos escolhendo modelos e variações de cores disponíveis. Nele também é possível finalizar a compra do e-commerce pelo smartphone utilizando o QR Code disponível no espelho.

Tantas novidades deixaram o Idec “em alerta por possivelmente violar diversos direitos dos consumidores, como o direito à liberdade de escolha e, principalmente, o direito à informação adequada e clara sobre os serviços prestados pela loja.”

“Queremos saber como empresa pede consentimento, se ela tem procedimento neste sentido, se avisa o cliente”, explicou a pesquisadora de direitos digitais do Idec Bárbara Simão. Segundo ela, o monitoramento para aferir a reação a roupas sem que estes saibam ou tenham autorizado pode configurar prática abusiva. “Se isso não tiver consentimento do consumidor é um tipo de pesquisa de mercado compulsória, ele entra lá e participa sem saber o que está acontecendo”, avalia.

Em nota, o Idec alega que “a tecnologia implementada ainda pode violar a Constituição Federal, por não respeitar os direitos à intimidade, à imagem e vida privada”. A carta do Idec a Hering pode ser acessada neste link.

Em resposta ao Farol, a Hering afirmou que “a empresa está entendendo os questionamentos e deve se posicionar no prazo determinado“.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here