400 quilos de lixo são retirados do Ribeirão Garcia por voluntários e Prefeitura

Uma ação no sábado (16) entre voluntários da ONG Amigos da Natureza em parceria com o Samae e a Faema resultou na retirada de 400 kg de lixo do Ribeirão Garcia, no centro de Blumenau.

Mais de 30 pessoas se reuniram nas proximidades do Parque Foz do Ribeirão Garcia para retirar o lixo descartado de forma errada nas águas. Somente no entorno do ribeirão foram recolhidos 400 kg de lixo e materiais recicláveis, além de 2 pneus de caminhão e 6 pneus de veículos pequenos.

Uma barreira ecológica também foi colocada no local, com o objetivo de represar o lixo flutuante que é descartado no ribeirão, como sacolas plásticas, garrafas plásticas e etc . A ecobarreira foi elaborada com grandes potes plásticos e areia, para dar mais estabilidade a estrutura, e permanecerá no local por até 30 dias.

André Espezim, diretor-presidente do Samae, conta que essa é uma parceria inédita entre o poder público e a ONG. “Uma ação como esta envolve toda a comunidade com exemplos de educação ambiental e de proteção da natureza. Um dos nossos objetivos, como governo e como uma autarquia, é proteger os nossos mananciais, porque é dele que nossa água se origina”, explica.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome