Intercâmbio Cultural entre Brasil e Itália

Trentino Alto – Ádige / Itália
Província Autônoma de Trento.
Intercâmbio para jovens de origem trentina, residentes no exterior.

A viagem ao Trentino representa a descoberta ou redescoberta das próprias raízes, das tradições e dos valores transmitidos pelos avós emigrados. É também a oportunidade para conhecer o Trentino de hoje, encontrar sua gente, comparar-se com a comunidade, observar como estão estruturadas as atuais realidades sociais e econômicas.

Idade: entre 18 anos até 35 anos.

As regiões de intercâmbio no Trentino até o momento, são as seguintes: Trento, Lavis, Piana Rotaliana, Altopiano della Paganella, Alta e Bassa Valsugana, Val di Non, Val di Sole, Alto Garda e Ledro, Valle dei Laghi, Altopiano della Vigolana, Val Rendena, Valli Giudicarie, Primiero, Val di Fiemme, Vallagarina.

HOSPEDAGEM

O programa prevê a hospedagem recíproca junto às famílias dos participantes. O período de acolhida tem uma duração de três semanas e cada intercâmbio acontece em dois momentos distintos:

Primeira fase: no Trentino – três semanas nos meses de julho.

Segunda fase: no exterior – três semanas em um período a escolher, acordado entre os dois parceiros, com a supervisão do escritório provincial competente (até o prazo de um ano depois da primeira fase).

DESPESAS

A Província Autônoma de Trento intervém em favor de todos participantes com uma contribuição até 990,00 euros das despesas de viagem (de/para Países não europeus) e das despesas do seguro de saúde (contra doenças e lesões) para o período de estadia.

Alimentação e alojamento: de acordo com a fórmula de reciprocidade são garantidos pelas famílias dos respectivos participantes

COMO APRESENTAR AS CANDIDATURAS

Jovens de origem trentina residentes no exterior – Interessados em participar de uma iniciativa de intercâmbio podem apresentar a própria candidatura preenchendo e assinando o seguinte módulo: Pedido de participação – que deverá ser enviado, entre 01 de janeiro até dia 28 de fevereiro do ano em que ocorre o intercâmbio, pelo e-mail (pdf ou jpg) ou por fax ao seguinte endereço:

Provincia Autonoma di Trento
Dipartimento Cultura Turismo Promozione e Sport
Ufficio Emigrazione
Via Romagnosi, 9
38122 Trento (ITALIA)
fax + 39 0461 493155
ufficio.emigrazione@pec.provincia.tn.it

INFORMAÇÕES NO BRASIL:

Correspondente consular em TIMBÓ e BLUMENAU
Sra. Norma Maria DA RUI
Tiroleses, s/n – Caixa Postal 06
Cep 89.120-000
tel: (0xx47) 9981-4473
E-mail: nmdarui@hotmail.com

Maiores informações no site Mondo Trentino.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome