As chuvas ocorridas em Blumenau e os problemas ambientais

Enquanto trabalha-se, é comum, entre uma tarefa e outra, espiar pela janela para conferir de que forma o clima porta-se. Se o céu exibe um sol sufocante há o temor da vinda inesperada de chuvas e ventos. Sabe-se que as tempestades ocorridas em Blumenau afastam da rotina o cidadão que precisa mover-se pela cidade. Casas são afetadas pelas enxurradas e os trabalhadores ficam a mercê do trânsito e do transporte coletivo deficitário.

Os efeitos do aquecimento global são espantosamente notados em nossa cidade, tal situação está interligada com os discursos proferidos pelos políticos da atualidade. Há uma insensata crença, muitas vezes proferida por má fé, de que o aquecimento global é uma farsa e que o planeta não enfrenta problemas ambientais. Infelizmente, percebe-se que o que acontece é justamente o contrário, o planeta sofre com a poluição e muito em breve a humanidade enfrentará o maior desafio dos últimos tempos: o aumento da temperatura na terra e as suas consequências climáticas. O planeta está agora quase um grau mais quente do que estava antes do processo de industrialização, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Com a terra mais quente, as cidades enfrentam riscos climáticos severos. Porém, mesmo com os dados, há um alarme barulhento e incansável na cabeça de muitos ambientalistas. As pessoas que estão no poder atualmente acreditam que a preservação ambiental não é importante. Em Davos, o presidente brasileiro limitou-se a afirmar que o meio ambiente será preservado, não deu maiores explicações. O presidente Trump, ao receber um relatório sobre os danos ambientais defendeu-se ao som de um eloquente “não acredito”.

É notável que nossa região sofre com o aquecimento global, as chuvas e os alagamentos estão cada vez mais severas. O calor está sufocante com o passar dos anos. Já sofremos com tragédias de enchentes e os desmoronamentos, para tanto, é necessário trabalhar urgentemente na preservação do meio ambiente e na saúde de nosso planeta. É necessário que os homens e mulheres de boa fé enfrentem este problema com rigor, senão, todos sofrerão as consequências.

As chuvas ocorridas em Blumenau e as problemas ambientais - foto de Jaime Batista
As chuvas ocorridas em Blumenau e as problemas ambientais – foto de Jaime Batista

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome