quinta-feira, 28 de março de 2024
29.1 C
Blumenau

Bombeiros pedem apoio da população para evitar incêndios

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) divulgou na noite desta terça-feira (11) uma nota pedindo o apoio da população para evitar incêndios florestais, ocorrências que ocorreram com frequência nesta semana em Blumenau.

O capitão Filipe Daminelli, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a condição natural de calor se manterá constante nos próximos dias e que “desidratação causada pela baixa umidade relativa do ar, muito colaboram para o início e propagação de incêndios de vegetação e florestal, intensificados pela ação do vento.”

Com isso, solicitou que sejam evitadas qualquer tipo de fonte de ignição para o fogo como para a limpeza de terrenos, queima de lixo ou fogueiras.

Bombeiros pedem apoio da população para evitar incêndios (CBM)
Bombeiros pedem apoio da população para evitar incêndios (CBM)

O incêndio nas proximidades do Neumarkt Shopping, por exemplo, queimou 25 mil metros quadrados de mata, se aproximando do Parque São Francisco de Asis. Graças a ação dos bombeiros, 97,5% da área total foi preservada.

Grande é a probabilidade de estarem, pelo menos na sua maioria, acompanhando as ocorrências atendidas pela Corporação nos últimos dias. Em especial, tem merecido destaque aquelas de natureza de incêndio em vegetação, por exemplo, a última atendida no Parque São Francisco, em Blumenau. Segundo previsões do CIRAM/EPAGRI para esta semana, a condição apresentada de condição climática se manterá constante, com temperaturas na cidade de Blumenau e região na ordem de 40°C de máxima. O forte calor, aliado a grande incidência solar proveniente desta época do ano e a desidratação causada pela baixa umidade relativa do ar, muito colaboram para o início e propagação de incêndios de vegetação e florestal, intensificados pela ação do vento. O momento requer prevenção e cautela da parte de todos, evitando todo e qualquer tipo de fonte ígnea próxima a áreas de vegetação, bem como se mostra conveniente a ampla divulgação a toda a comunidade quanto as práticas que não devem ser procedidas, por exemplo, utilização de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e fogueiras em local de vegetação. O pedido destinado aos amigos da imprensa é pela intensificação da divulgação neste sentido, buscando a conscientização da população, de modo a minimizar e evitar incidentes como os últimos acontecidos. Ocorrências que podiam ter sido evitadas são demandas que sobrecarregam desnecessariamente as equipes de trabalho, bem como prejudicam aquele que realmente necessita ser atendido e não pode evitar o ocorrido (pois os recursos estarão mobilizados em situações previsíveis e evitáveis). Contamos com a colaboração de todos nesta causa.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas