Eleição em segundo turno para reitor da Furb ocorre nesta quarta-feira

Esta quarta-feira, dia 24 de outubro, é um dia decisivo para a Universidade Regional de Blumenau (Furb). Mais de 9 mil pessoas, entre professores, servidores técnicos administrativos e alunos voltam às urnas para o segundo turno da consulta prévia que vai escolher o novo reitor e vice-reitor.

A votação ocorre das 8h às 22h em todos os campi. A única exceção será no Campus 5, cujo horário de votação termina mais cedo: às 18h. Os eleitos vão suceder a João Natel Pollonio Machado e Udo Schroeder.

Estão disputando os cargos as duas chapas que obtiveram o maior número de votos no primeiro turno da consulta prévia, feita em 2 de outubro. A Chapa 1, que recebeu 35,17% dos votos é liderada pelo candidato a reitor professor Everaldo Artur Grahl (Departamento de Sistemas e Computação – Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN), tendo como candidata a vice-reitora a professora Maria Aparecida Bernart Laux (Departamento de Direito – Centro de Ciências Jurídicas – CCJ).

Do outro lado está a Chapa 3, que obteve 26,98% dos votos no primeiro turno é liderada pela candidata a reitora a professora Márcia Cristina Sardá Espíndola (Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Centro de Ciências Tecnológicas – CCT), tendo como candidato a vice-reitor, o professor João Luiz Gurgel Calvet da Silveira (Departamento de Odontologia – Centro de Ciências da Saúde – CCS).

Quem vota

Conforme a Resolução 33/2018, que regulamenta o processo eleitoral para reitor e vice-reitor da FURB, servidores contratados em caráter temporário que não tenham completado seis meses de efetivo trabalho na FURB, não votam. Os votantes estão distribuídos em Categoria I e Categoria II:

Categoria I (peso do voto 70%)
– professores e servidores e comunidade externa (são 4 votos de representantes do Conselho Universitário);

Categoria II (peso do voto 30%)
– alunos da graduação, alunos de pós-graduação e alunos da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI).

A lista completa dos nomes dos votantes, bem como os locais de votação está disponível em www.furb.br/eleicaoreitoria.

A apuração dos votos começa logo após o encerramento da votação, às 22h, no Auditório da Bbilioteca Universitária, Campus 1. A expectativa da Comissão Eleitoral é divulgar o resultado oficial perto da 1h da madrugada desta quinta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here