quinta-feira, 25 de abril de 2024
20.3 C
Blumenau

Segundo Dia D contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado

Vacinação em unidade de saúde de Blumenau (Michele Lamin - PMB)
Vacinação em unidade de saúde de Blumenau (Michele Lamin – PMB)

Blumenau fará neste sábado, dia 1º, o segundo Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite. Todos os sete Ambulatórios Gerais do município (Garcia, Badenfurt, Escola Agrícola, Centro, Fortaleza, Itoupava Central e Velha) estarão com sala de vacina aberta das 8h às 17h. Devem ser vacinadas crianças com idade entre um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. É necessária a apresentação da carteira de vacinação.

A meta do município é vacinar ao menos 14.716 crianças, o que corresponde a 95% do público-alvo. De acordo com o último balanço da campanha, divulgado na segunda-feira (27) foram imunizadas 11.651 crianças contra poliomielite, e 11.102 contra sarampo. Os valores correspondem, respectivamente, a 75,2% e 71,7% do esperado.

Neste momento de mobilização é preciso ressaltar a importância dos pais em garantir que as graves doenças não cheguem aos filhos. A gerente de Vigilância Epidemiológica, Rosana Benvenutti, trata sobre o tema.

“Não podemos deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem a assombrar nossas crianças. Os pais são responsáveis por protegerem seus filhos! O número de casos já confirmados de sarampo no país é alarmante, se tratando de uma doença extremamente contagiosa que pode inclusive levar a óbito”, argumenta.

Horário estendido nos AGs até sexta

Até esta sexta-feira o horário de atendimento das salas de vacina de todos os sete AGs do município ficam abertas até as 21h. A medida foi tomada para tornar mais viável a ida dos pais e crianças até as unidades de saúde mais próximas de suas residências.

Dados nacionais

Os últimos números enviados pelos estados ao Ministério da Saúde apontam que até a última terça-feira, dia 28, 70% das crianças brasileiras foram imunizadas. Ao todo, mais de 15,7 milhões de doses foram aplicadas (7,8 milhões de cada).

O Amapá é o único estado que ultrapassou a meta de vacinação, chegando a 99,81% de cobertura para pólio e 99,43% para sarampo. Os que menos vacinaram foram o Rio de Janeiro, com 51,2% das crianças vacinadas para pólio e 52,4% para sarampo, e Distrito Federal, com 54% pólio e 53,7% sarampo.

Surto de sarampo

Segundo dados do Ministério da Saúde, em todo o país estão confirmados 1553 casos, e outros 6.975 permanecem em observação. Os surtos atualmente se concentram no Amazonas (1.211 casos confirmados) e Roraima (300 casos confirmados). Mas também há casos no Rio Grande do Sul (16), São Paulo (2) e Rio de Janeiro (18).

Com informações da PMB

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas