terça-feira, 23 de abril de 2024
21 C
Blumenau

Lula se entrega a Polícia Federal em São Paulo

Viaturas da Polícia Federal com o ex-presidente Lula
Viaturas da Polícia Federal com o ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregou a Polícia Federal (PF) por volta das 18h45 deste sábado (7) em São Bernardo do Campo (SP). Ele deve realizar exame de corpo de delito no aeroporto de Congonhas e depois sobrevoar a Curitiba, onde vai cumprir pena na Superintendência da Policia Federal.

O cumprimento do mandado expedido pelo juiz federal Sérgio Moro ocorreu após longas negociações e uma tentativa frustada de saída do Sindicato dos Metalúrgicos por volta das 17h, impedida por manifestantes. Com um ultimato dado pela PF, o ex-presidente saiu andando do sindicato em meio aos manifestantes.

Momento em que carro de Lula é impedido de sair do Sindicato dos Metalúrgicos
Momento em que carro de Lula é impedido de sair do Sindicato dos Metalúrgicos

Moro havia ordenado a prisão do ex-presidente ainda na quinta-feira (5), mas ofereceu a possibilidade de Lula se entregar até às 17h de sexta-feira para preservar a imagem do cargo que ocupou. Esgotado o prazo, a defesa e a policia iniciaram conversações para que o ex-presidente se entregasse, fato que ocorreu hoje.

Histórico

Em julho do ano passado, Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão na ação penal do triplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato. Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) aumentou a pena para 12 anos e um mês.

A prisão também ocorre depois de o STF negar por 6 votos a 5 um habeas corpus a Lula e de outros dois pedidos, um negado pelo STJ e outro pelo ministro Edson Fachin. Lula é o primeiro ex-presidente preso por um crime comum.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas