Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido

Uso incorreto do fone de ouvido prejudica audição (Marcos Santos/ USP Imagens)
Uso incorreto do fone de ouvido prejudica audição (Marcos Santos/ USP Imagens)

A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som.


A presidente do CFFa, Thelma Costa, alerta que os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. “A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”.

Thelma orienta os pais e responsáveis a monitorar o volume dos fones de ouvido. “Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição”, reforçou a especialista em audiologia.

A orientação é baixar o volume. Segundo ela, já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado.

Prevenção e tratamento

Hoje (10), no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, o CFFa alerta que existem várias situação que podem causar problemas de audição e muitos delas são preveníveis. Thelma explica que as causas dependem da fase da vida.

Há causas que não são preveníveis, como algumas doenças em adultos, otosclerose e AVC por exemplo, além das perdas pela idade. “Mas há muitas que se consegue prevenir, principalmente por exposição ao ruído”, enfatizou Thelma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here