sexta-feira, 29 de março de 2024
20.8 C
Blumenau

Unidades de saúde estarão abertas neste sábado para atender mulheres

Neste sábado (7) a Prefeitura de Blumenau abrirá 42 unidades municipais de saúde para oferecer atendimento exclusivo às mulheres. Na parte da manhã, das 8h às 12h, as unidades realizarão exames clínicos das mamas; solicitações de mamografia, caso tenha indicação; coleta do exame preventivo de câncer do colo do útero; e orientações sobre prevenção e as doenças.

A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população e enfatizar a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, dois dos tipos mais comuns entre o público feminino. As pacientes que desejam receber o atendimento na ocasião devem entrar em contato previamente com a unidade mais próxima de suas residências para verificar a necessidade ou não de agendamento.

Importante ressaltar que a mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 40 a 69 anos a cada dois anos. Ao longo do mês de outubro, os AGs e as ESFs promoverão uma série de atividades educativas sobre o tema, como rodas de conversa e abordagens aos usuários.

Confira as unidades que estarão abertas neste sábado

Região da Escola Agrícola
AG Marilene Giacomet de Aguiar
ESF Edemar Winckler
ESF Ivanilde Bernardi
ESF Augusto César Viana II

Região da Velha
AG Haroldo Bachmann
ESF Paulo Pedro Mayerle I
ESF Paulo Pedro Mayerle II
ESF Valério José Steil I
ESF Valério José Steil II

Região das Itoupavas
AG Guilherme Jensen
ESF Jackson Roberto Carl
ESF Martin Volles

Região do Centro
AG Heinz Schraeder
ESF Afonso Rabe
ESF Pedro Krauss
ESF Rubens B. Vedes
ESF Orlando Margarida

Região da Fortaleza
AG Mario Jorge Vieira
ESF Lothar Franz
ESF Zebert Kraupp
ESF Gustavo Tribess I
ESF Gustavo Tribess II
ESF Ângelo de Caetano I
ESF Ângelo de Caetano II
ESF Norberto Sprung
ESF Germano Puff

Região do Badenfurt
AG Dr. Diogo Vergara
ESF Gilson Piva II
ESF Geraldo S. Sobrinho I
ESF Geraldo S. Sobrinho II
ESF Geraldo S. Sobrinho III
ESF Harold Ewald
ESF Armando Odebrecht I
ESF Armando Odebrecht II

Região do Garcia
AG Irmã Marta E. Kunzmann
ESF Benedito C. Rocha
ESF Arthur H. Riedel
ESF Frei João Maria
ESF Marli Batschauer
ESF Silvana Witte
ESF Gustavo Haase
UAS Léo de Carvalho

Dados sobre as doenças
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres. Para 2016, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estavam previstos 57.960 casos novos, que representam uma taxa de 56,2 casos por 100 mil mulheres. O mesmo estudo previa 16.340 casos novos de câncer do colo do útero no País, alcançando a taxa de 15,8 casos por 100 mil mulheres.

Entre 2015 e 2016, o SUS de Blumenau viabilizou a realização de 17.865 mamografias, com 496 casos diagnosticados de câncer de mama, e de 42.414 exames preventivos de câncer do colo do útero, com 159 casos diagnosticados da doença. O rastreamento precoce é essencial para reduzir a mortalidade por esses dois tipos de câncer.

No ano passado, houve 19 óbitos por câncer de mama no município, uma queda de mais de 50% em relação a 2015, quando ocorreram 40 mortes decorrentes da doença. Além disso, no período, Blumenau registrou 21 óbitos causados pelo câncer do colo do útero, sendo dez em 2015 e 11 em 2016.

Prefeitura e Ponte de Ferro na cor rosa
Desde esta segunda-feira, dia 2, o prédio da Prefeitura de Blumenau e a Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro) estão iluminados com a cor rosa. Todas as noites, durante o mês, as estruturas destacarão a decoração especial. Conforme programação luminosa da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), a fachada da Prefeitura ficará na cor branca, enquanto as sacadas contarão com a tonalidade alusiva. A cada hora cheia, o edifício inteiro piscará em rosa por dois minutos.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas