quinta-feira, 18 de abril de 2024
26.8 C
Blumenau

12 de Outubro

Não há outro dia que seja tão significativo para a história do Brasil que o 12 de Outubro. É uma data de vários acontecimentos que marcaram o país.

12 de outubro de 1798 – Nascimento, no Quarto D. Quixote do Paço Real de Queluz, às 6h30 da manhã, de D. Pedro d’Alcântara. Foi nomeado em homenagem a São Pedro de Alcântara e seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim.

12 de outubro de 1822 – D. Pedro I é aclamado Imperador Constitucional do Brasil.

12 de Outubro de 1717 – Encontro Milagroso da Imagem da Imaculada Conceição de Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, sendo proclamado anos depois Padroeira do Brasil.

12 de Outubro de 1808 – D. João VI funda o Banco do Brasil.

12 de Outubro de 1901 – Santos Dumont, com seu Balão nº 6, dá a volta em torno da Torre Eiffel, percorrendo onze quilômetros. Com o feito Santos Dumont conquista o Prêmio Deutsch.

12 de Outubro de 1931 – Inauguração do Monumento do Cristo Redentor.

12 DE OUTUBRO DE 1798
Nascimento, no Quarto D. Quixote do Paço Real de Queluz, às 6h30 da manhã, de D. Pedro d’Alcântara. A notícia do nascimento do infante D. Pedro, segundo filho varão de D. João (futuro João VI) e D. Carlota Joaquina de Bourbon, encontra-se no nº 42 da Gazeta de Lisboa, 16 de Outubro de 1798, edição de 3ª feira:
LISBOA 16 d’Outubro:
A Princesa N. S. tendo completado o termo da gravidação, deo felizmente á luz a 12 deste mez pelas 6 horas e meia da manhã hum formoso infante. Este grato sucesso se annunciou logo com repiques de sinos de todas as Igrejas desta Capital, e salvas de artilheria das Fortalezas, e dos Navios de Sua Majestade, o Rei de Portugal.

Sérgio Campregher
Sérgio Campregher
Sérgio Campregher é historiador pela Uniasselvi/Fameblu e fala sobre política nacional e internacional e curiosidades. Escreve de Blumenau.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas