A força do comércio em Blumenau

A história de Blumenau passa pelo comércio. Desde a sua fundação, a cidade tem esta atividade como pilar fundamental para a economia e o desenvolvimento. De acordo com uma das definições do dicionário Priberam, “comércio é a atividade de compra, troca ou venda de mercadorias, produtos, valores, etc”. Mas a verdade é que, apesar desta simples definição, os benefícios de um comércio bem estruturado são muitos.


Nosso comércio nasceu às margens do Rio Itajaí Açú, quando tínhamos um porto para os barcos atracarem, trazendo mercadorias para serem comercializadas no centro da então Colônia de Blumenau e pessoas que compravam e vendiam produtos. E por muito tempo foi assim, o que fez com que essa atividade ficasse concentrada no centro. Entretanto, hoje há estabelecimentos bem desenvolvidos em todos os bairros. Isso foi possível graças a evolução da atividade, ao esforço de cada empresário em investir no ramo e as ações de suporte por parte do poder púbico e entidades.

Helio Roncaglio (Pedro Waldrich)

Ao longo desses 167 anos, o comércio tem sido um aliado ao desenvolvimento econômico e social da região. Para se ter uma ideia da importância, o setor de comércio e serviços representa cerca de 50% do PIB de Blumenau e mais de 20% dos vínculos empregatícios da cidade, possibilitando o desenvolvimento do município e das pessoas.

E seguindo a cultura da superação, o comércio de Blumenau é um exemplo nesse quesito. Junto com a cidade, o setor sofre com cada enchente, com os desafios da mobilidade, com o cenário político e econômico, mas ainda assim se mantém firme na “tradição em superação”. Apesar das enormes dificuldades, o comércio continua movimentando a economia, pagando impostos ao município, Estado e País e gerando emprego e renda a milhares de pessoas.

A CDL Blumenau tem muito orgulho em contribuir com o desenvolvimento do comércio e, consequentemente, do município. Como forma de retribuir, a entidade participa de inúmeros conselhos para defender os interesses do varejo, cobra e busca soluções junto ao poder público, realiza campanhas para aquecer as vendas e leva informação que contribui com a melhoria do comércio, seja para o empresário ou o consumidor.

Parabéns a todos que aqui nasceram e que escolheram Blumenau para morar, estudar ou trabalhar. Afinal, nossa cidade é construída com muito amor e dedicação, por pessoas que trabalham e lutam por suas conquistas. E o aniversário do município – 2 de setembro – é sempre uma boa oportunidade para celebrar essa força que nos move e faz Blumenau ser a cidade que é. Parabéns, Blumenau pelos 167 anos.

Helio Roncaglio, presidente da CDL Blumenau

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here