Galeria de fotos: viaje pela história e beleza da Nova Rússia

O sul de Blumenau preserva um de seus maiores tesouros naturais: a Nova Rússia. Importante área de conservação ambiental, a região possui o principal manancial da cidade. Com uma  mata atlântica exuberante é um convite para o turismo e lazer.  Viaje pela história e beleza da localidade pela lente do fotógrafo Marcelo Martins, que tem o contato profissional (47) 99977-9846.


5Nascente

Foto de Marcelo Martins

A exuberante Mata Atlântica existente na localidade da Nova Rússia apresenta um alto índice pluviométrico que alimenta o lençol freático até aflorar na superfície.  O conjunto destes “olhos d´água” faz nascer o Ribeirão Garcia, importante fonte d’água potável da cidade que deságua no rio Itajaí-Açu. O Ribeirão Garcia é um dos principais atrativos do turismo na região.

4Natureza exuberante

Foto de Marcelo Martins

A 23 quilômetros do Centro, no Distrito do Garcia, a localidade é a mais importante área verde da região que faz parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí, criado em 2004. São aproximadamente 57 mil hectares de florestas preservando a maior área contínua de Mata Atlântica de Santa Catarina.

3História

Foto de Marcelo Martins

Segundo registros do Arquivo Histórico de Blumenau, o início da colonização tem início em 1896,  com a descoberta do minério de prata. Alguns registros por moradores divergem desta data, remetendo o ano de 1830, antes mesmo do nascimento da Colônia Blumenau. Colonizada por imigrantes alemães e russos que tentavam viver da caça e da agricultura, porém o relevo acidentado impediu a permanência destes colonizadores.

2Turismo

Foto de Marcelo Martins

São diversas as opções de turismo e lazer. Situado a 23 km ao sul de Blumenau, o Parque das Nascentes oferece 6 trilhas com opções de tempos e percursos variados. Uma área de 5.300 hectares, de exuberante floresta formada por 360 espécies de árvores e arbustos, 364 espécies de animais e centenas de nascentes de rios.

Já o Spitzkopf, em alemão, significa cabeça pontuda. O morro, com aproximadamente 940 metros de altura, oferece três tipos de trilhas, onde podem ser observados belíssimos exemplares da fauna e da flora.

1Colônia

Foto de Marcelo Martins

As famílias residentes preservam costumes coloniais. A fabricação de pães caseiros, geléias, derivados do leite, o cultivo de hortaliças e frutas são ofertados aos turistas.

O estilo de vila colonial é facilmente reconhecido no Recanto Arno Schmidt, um dos mais tradicionais da região que oferta os quitutes e almoço colonial sob reserva (47) 3329-5554.

Um café colonial caseiro em meio à natureza, é a proposta do Rancho do Willy. Pães, bolos, cucas, pastéis de vários sabores, chás, sucos e café; tudo feito na hora (47) 99278-8804.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here