quinta-feira, 28 de março de 2024
29.7 C
Blumenau

Ceops reajusta projeção do Rio Itajaí-Açu para 8 metros às 4h

Viatura da Defesa Civil (Jaime Batista/Blog do Jaime)

Uma nova estimativa de elevação do Rio Itajaí-Açu para Blumenau foi divulgada pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta do Vale do Itajaí (Ceops). O nível deve chegar aos 8 metros às 4h desta terça-feira (06). A previsão anterior era de 8.45 para às 2h, mas foi diminuída. A última medição, às 0h, era de 7.78.

Algumas ruas estão alagadas na cidade (veja a tabela abaixo) e pelo menos 11 pessoas estão em abrigos públicos, mas o número pode aumentar por conta de deslizamentos. A Defesa Civil já registrou 131 ocorrências diversas desde domingo (04), a maioria é de deslizamentos ou quedas de árvores, mas sem feridos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está aceitando doações alimentos não perecíveis, leite em pó, cobertores, travesseiros e itens de higiene pessoal como papel higiênico e fraldas. Essas doações devem ser entregues no Centro Pop, localizado na Rua São Paulo, 2.265, bairro Itoupava Seca.

Barragens

A barragem Ituporanga (Sul) está vertendo e opera com todas as comportas fechadas. A barragem de José Boiteux (Norte) e Taió (Oeste) também estão com todas as comportas fechadas. A barragem Oeste operava 80% de capacidade às 23h, já a Norte está com pouco mais de 10% por ter sido fechada somente ontem.

Cotas de enchente

Várias ruas devem ser afetadas e existe a possibilidade de outros alagamentos​ por acúmulo. Confira a tabela de cotas até 8 metros:

Logradouro Bairro Cota Observação
Rua Sao Rafael Itoupava Norte 7,40 Final da rua (pega só uma casa)
Rua Martha Cordeiro Fortaleza 7,60 Ponto mais baixo da rua
Rua Albert Goll Fortaleza 7,65 Esquina – Rua 1º de Janeiro
Rua Sao Rafael Itoupava Norte 7,75 Casa nº 169
Rua Martha Cordeiro Fortaleza 7,80 Esquina – Rua 1º de Janeiro
Rua Max Scheidemantel Fortaleza 7,90 Casa nº 85
Rua Max Aldemann Fortaleza 7,95 Início da rua – ponto mais baixo da rua

Você pode conferir as cotas de enchente aqui.

Colabore com o Farol

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas