sexta-feira, 19 de abril de 2024
19.4 C
Blumenau

Rio do Sul aumenta cota de segurança para 9.5 metros

Rua alagada em Rio do Sul (Prefeitura de Rio do Sul)

A previsão de que as chuvas, que devem continuar até a próxima semana, fez a Defesa Civil de Rio do Sul elevar nesta terça-feira (30) a cota de emergência, referencial de elevação máxima do rio, de 7.5 para 9.5 metros.

De acordo com a prefeitura, moradores de áreas com cota de até 8.5 metros devem iniciar a retirada de móveis e providenciar alojamento. Moradores de áreas com cota de até 9.5 metros já devem planejar a saída.

A medição das 16h desta terça era 6.43 metros.

Informações úteis divulgadas pela Prefeitura de Rio do Sul

Educação

As aulas no CEI Titio Karan e CE Pedro dos Santos, no Canoas, estão suspensas a partir da tarde desta terça-feira (30).

Saúde

Atendimento suspenso na tarde desta terça-feira na unidade de saúde do bairro Barragem, para retirada dos equipamentos e móveis

Assistência Social

Atendimento suspenso na tarde desta terça-feira no CREAS, que fica no bairro Canoas, e no CRAS do bairro Barragem, também para mobilização das equipes.

Abrigos abertos até o momento

Salão da Igreja evangélica do bairro Bela Aliança – 37 pessoas
Salão da igreja católica do bairro Bela Aliança – 45 pessoas
Salão da capela Nossa Senhora de Guadalupe no Morro do Budag – 2 pessoas
Salão do Lions Clube do bairro Progresso – 17 pessoas
Salão da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Rita – aberto, sem ocupantes

Total de pessoas: 101

Ocorrências

Desde o início das chuvas, na sexta-feira (26), foram 11 ocorrências em Rio do Sul. Os principais fatos foram deslizamentos de terra, enxurradas em terrenos, alagamentos ou quedas de muro. Não há registro de vítimas ou danos em imóveis.

Terrenos, muros e paredes

O morador que identificar mudanças como rachaduras novas em paredes, muros ou em terrenos e ameaça ou quedas de árvores deve ficar atento e informar a Defesa Civil pelo telefone 199 que está de plantão 24h.

Telefone de emergência

Alguns telefonemas feitos para o 199 da Defesa Civil eventualmente não completam a ligação ou são transferidos para uma mensagem eletrônica. Este problema está sendo verificado.

O telefone fixo da Defesa Civil está à disposição: (47) 3521-7404  ou 7276.

Cotas de cheias

A Defesa Civil de Rio do Sul tem um arquivo atualizado pela internet com a cota de enchente de cada rua de Rio do Sul, atualizado em 2017.

Coleta de lixo convencional e seletivo

A coleta de lixo convencional está sendo feito prioritariamente nas áreas mais baixas para evitar o acúmulo de materiais.

A coleta seletiva excepcionalmente não está sendo realizada. Os caminhões estão ajudando na retirada de móveis de famílias de áreas mais baixas.

Medicamentos

Pacientes que usam medicamento de uso contínuo devem prestar atenção para não esquecerem os remédios ao se encaminharem para abrigos.

Animais

Caso necessário deixar a residência e possuir animal de estimação, não o deixe preso em casa ou acorrentado. É melhor deixa-lo livre. Para levar o animal para abrigos, pede-se que se leve casinha própria.

Ruas interditadas

Evite transitar em ruas que já estão alagadas. Evite transtornos para moradores que precisam remover suas coisas. Evite também dar voltas pela cidade. Deixe as ruas livres para órgãos de segurança e quem precisa buscar um outro lugar.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas