quarta-feira, 24 de abril de 2024
20.6 C
Blumenau

Ônibus articulados podem voltar a circular em Blumenau

Ônibus articulado do Siga (Fabio Julio)
Ônibus articulado do Siga (Fabio Julio)

O novo edital do transporte coletivo em Blumenau pode trazer de volta um dos velhos conhecidos dos passageiros, os ônibus articulados. A BluMob, que será o novo empresa da Piracicabana em Blumenau, precisa operar veículos 22 veículos pesados especiais, um deles reserva, que são articulados ou com terceiro eixo guia, os trucados.

Os articulados chamam a atenção não só pelo seu tamanho e aparência de “gaita”, mas pela capacidade de transportar até 180 pessoas com facilidade. Outro fator positivo é a facilidade no embarque e desembarque.

Durante a operação emergencial a empresa Piracicabana utilizou apenas veículos convencionais. Para suprir a demanda das linhas troncais são utilizados até dois ônibus em alguns horários, mas a superlotação dos ônibus é muito mais frequente que a disponibilização de dois carros.

Porém, fontes consultadas pelo Farol afirmaram que a empresa é contrária a utilização de veículos articulados. O novo edital prevê a utilização dos ônibus com terceiro eixo guia. A capacidade destes modelos é aparentemente menor, já que seu comprimento é de 15 metros, contra 18 metros do outro veículo.

O blogueiro Jaime Batista flagrou um ônibus trucado, com terceiro eixo, em testes em 2013

Durante a operação do Consórcio Siga foram testados ônibus trucados mais de uma vez, mas os veículos não foram efetivados.

A empresa Volvo chegou a consultar o Seterb sobre a diferença de capacidade dos trucados para os articulados e porque eles são enquadrados como pesados especiais. A resposta da autarquia é que as portas e o vão central faz a capacidade se igualar.

Resposta da autarquia:

O fato é que os veículos com terceiro eixo estão previstos no edital. Apesar da capacidade de passageiros ser 30% inferior, eles podem ser utilizados pela nova empresa para operar nas linhas troncais.

Procuramos a assessoria da empresa Viação Piracicabana, futura BluMob, para saber se já havia definição sobre qual tipo de veículo pesado especial será utilizado, mas a informação não foi confirmada até a publicação.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas