terça-feira, 23 de abril de 2024
24.1 C
Blumenau

Comitê de Política Monetária surpreende e reduz taxa Selic para 13%

Numa decisão que surpreendeu o mercado, o Banco Central (BC) acelerou o corte dos juros básicos da economia. O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu hoje (11) a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano.

O corte foi maior que o projetado pelas instituições financeiras que previam queda de meio ponto.

A taxa está no menor nível desde abril de 2015. Em comunicado, o Copom informou que a demora na recuperação da economia contribuiu para a autoridade monetária ampliar o corte. Nesta quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano passado em 6,29%, abaixo do teto da meta, que é 6,5%.

Juros menores ajudam na recuperação da economia porque barateiam o crédito e estimulam a produção e o consumo. Para que as taxas continuem baixas, no entanto, a inflação precisa estar sob controle.

A redução da taxa Selic agradou o setor produtivo. Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que a decisão vai ajudar a recuperar o consumo e os investimentos. A entidade, porém, considera que os juros só vão permanecer baixo por muito tempo com a aprovação de medidas de ajuste fiscal, como a reforma da Previdência.

Com informações da EBC

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas