terça-feira, 23 de abril de 2024
28.5 C
Blumenau

Agentes mirins da Defesa Civil participam de curso de radioamador

Radio Amador Defesa Civil na EScola - Foto Eraldo Schnaider

Os agentes mirins da Defesa Civil concluíram, nesta quarta-feira (20) o treinamento de radioamador realizado na EEB Hermann Hamann, no bairro Nova Esperança, em Blumenau. A atividade faz parte do calendário do Julho Laranja, mês dedicado a ações de prevenção e orientação de desastres naturais, organizado pela Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci).

O treinamento foi ministrado pela União Brasileira de Rádio Operadores (Ubro) e foi dividido em duas etapas. Na primeira, realizada no mês passado, os agentes aprenderam as noções básicas de operação de um radioamador. Na aula desta tarde, eles montaram duas estações e viram na prática como o aparelho funciona.

O presidente da Ubro, Edinei Cirilo, foi um dos professores e explicou a importância desses equipamentos. “Em situações de tragédia os sistemas de comunicação mais usados, como telefones e smartphones, costumam ficar fora do ar, por isso é fundamental o uso de radioamador”.

A programação do Julho Laranja segue nesta sexta-feira, dia 22, quando será realizado o mutirão de limpeza no Morro Dona Edith, a partir das 8h. No mesmo dia também será realizado um treinamento da equipe da Defesa Civil com os Bombeiros de Blumenau.

Julho Laranja

O Julho Laranja é um movimento organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci). Durante todo mês de julho, uma série de atividades estão programadas com objetivo de prevenir e orientar a população em situações de risco e desastres naturais.

Programação

22 (sexta-feira)
8h – Mutirão de limpeza
Local: Comunidade Dona Edith
Bairro da Velha

22 (sexta-feira)
8h – Instrução de treinamento com 3º Batalhão de Bombeiros Militares

25 (segunda-feira)
Lançamento das ferramentas de trabalho em parceria com a Furb – Vídeo aulas

28 (quinta-feira)
10h – Reunião do Grac/Comdec
Entrega do Plano de Contingência contra Inundações (graduais e bruscas) e Escorregamentos – Atualização 2016
Local: Salão Nobre – Prefeitura

29 (sexta-feira)
Simulado de mesa para inundação gradual (enchentes)

Julimar Pivatto

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas