Agentes mirins da Defesa Civil participam de curso de radioamador

Radio Amador Defesa Civil na EScola - Foto Eraldo Schnaider

Os agentes mirins da Defesa Civil concluíram, nesta quarta-feira (20) o treinamento de radioamador realizado na EEB Hermann Hamann, no bairro Nova Esperança, em Blumenau. A atividade faz parte do calendário do Julho Laranja, mês dedicado a ações de prevenção e orientação de desastres naturais, organizado pela Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci).

O treinamento foi ministrado pela União Brasileira de Rádio Operadores (Ubro) e foi dividido em duas etapas. Na primeira, realizada no mês passado, os agentes aprenderam as noções básicas de operação de um radioamador. Na aula desta tarde, eles montaram duas estações e viram na prática como o aparelho funciona.

O presidente da Ubro, Edinei Cirilo, foi um dos professores e explicou a importância desses equipamentos. “Em situações de tragédia os sistemas de comunicação mais usados, como telefones e smartphones, costumam ficar fora do ar, por isso é fundamental o uso de radioamador”.

A programação do Julho Laranja segue nesta sexta-feira, dia 22, quando será realizado o mutirão de limpeza no Morro Dona Edith, a partir das 8h. No mesmo dia também será realizado um treinamento da equipe da Defesa Civil com os Bombeiros de Blumenau.

Julho Laranja

O Julho Laranja é um movimento organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci). Durante todo mês de julho, uma série de atividades estão programadas com objetivo de prevenir e orientar a população em situações de risco e desastres naturais.

Programação

22 (sexta-feira)
8h – Mutirão de limpeza
Local: Comunidade Dona Edith
Bairro da Velha

22 (sexta-feira)
8h – Instrução de treinamento com 3º Batalhão de Bombeiros Militares

25 (segunda-feira)
Lançamento das ferramentas de trabalho em parceria com a Furb – Vídeo aulas

28 (quinta-feira)
10h – Reunião do Grac/Comdec
Entrega do Plano de Contingência contra Inundações (graduais e bruscas) e Escorregamentos – Atualização 2016
Local: Salão Nobre – Prefeitura

29 (sexta-feira)
Simulado de mesa para inundação gradual (enchentes)

Julimar Pivatto

1 COMENTÁRIO

  1. Os equipamentos Radio Transceptores usam um sistema de irradiação antenas de fabricação caseira ou industrializadas e como alimentação energia elétrica e acumuladores de energia, no caso uma bateria dessas de carro ou moto.

    Quando existe um evento de grande vulto, seja ele causado pelo homem ou pela natureza, como esses que costumam deixar todos e por tempo indeterminado sem energia elétrica, ai o emprego do equipamento já usando o acumulador, bateria e seu operador Radioamador, que podem assumir a comunicação in-loco ou a distancia do ocorrido, fazendo com que chegue a comunicação em qualquer lugar do planeta onde existir um outro equipamento com seu sistema de recepção antena e operador Radioamador.

    Proteção e Defesa Civil (PDC) devem ter em sua equipe equipamento transceptor e operador um Radioamador, ou fazerem parcerias assim como essa.

    Parabéns, Proteção e Defesa Civil de Blumenau/SC e à União Brasileira de Radio Operadores (UBRO), representado pelo Presidente Sr: Ednei Cirilo.

    PU2-VSH, Radioamador Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here