quinta-feira, 28 de março de 2024
25.2 C
Blumenau

Ação pela prevenção e combate à hipertensão acontece nesta segunda-feira

b10037dca755d9f71ec29d157d9ba6fb

Nesta segunda-feira (25) diversos serviços de saúde serão oferecidos gratuitamente no Parque Ramiro Ruediger. As atividades ocorrem das 17h às 20h, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Política de Saúde do Adulto.

As ações serão desenvolvidas em parceria com o Sesc, a Política de Nutrição e Alimentação da Semus, a Furb e a Uniasselvi, em uma ação de sensibilização ao Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial, lembrado no dia 26.

Serão realizadas atividades como aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar, com orientações e encaminhamentos dos resultados alterados, orientações nutricionais em relação a hábitos alimentares saudáveis, e o uso adequado do sal na alimentação, com distribuição de receita do sal temperado caseiro.

Além disso, como incentivo ao estilo de vida saudável e a prática de atividade física, o SESC realizará atividades de alongamento e atividade física orientada das 17h às 18h e aulão de Zumba das 18h às 20h.

A doença

A hipertensão arterial é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sua prevalência no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos, chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos.

A pressão alta é um mal silencioso e a melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano.  A pessoa com PA ótima tem aferição menor que 120/80mmHg, a popular 12 por 8. Outros valores devem ser monitorados e acompanhados por profissionais de saúde.

Com informações da PMB

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas