quinta-feira, 28 de março de 2024
29.1 C
Blumenau

Crescem novos empreendimentos e vagas de emprego em Blumenau

fd410fdb359cc32e6a853c0058e15164

A economia da cidade continua em ritmo de expansão. De acordo com dados divulgados pela Praça do Cidadão, no mês de março, 417 alvarás foram emitidos em Blumenau. O número demonstra um crescimento significativo, já que em fevereiro foram 284 novos empreendimentos abertos.

O setor de Prestação de serviço é o que lidera em abertura de empresas, com 240 emissões de alvarás. O comércio vem a seguir, com 92. Em terceiro lugar está a área industrial, com 46 emissões. Além destas, outras áreas também se destacam, como é o caso da emissão de alvarás para taxistas, com oito documentos emitidos. No mesmo período, a Praça do Cidadão deu baixa em 96 alvarás.

No mês de março, nove registros foram de emissões de alvarás provisórios, com validade de 180 dias. Destes, cinco documentos foram para o setor de prestação de serviços, um para o comércio e três para a indústria. Para receber o alvará definitivo, o cidadão deve solicitar na expedição do alvará provisório as demais licenças para abertura da empresa. Os alvarás provisórios passaram a ser emitidos desde 17 de junho de 2007, através da Lei Complementar nº 647.

Geração de empregos

Com um saldo final de 321 alvarás em março, a cidade aponta um crescimento de 85,5% em relação ao mesmo período no ano passado. E isso, de acordo com Emerson Luiz Marchesini, economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), reflete diretamente na criação de empregos.

“Ao abrir uma empresa, vários empregos são criados. Se a cidade emite um número maior de alvarás para abertura de empresas, isso significa um número maior de empregos”, explica.

Ainda de acordo com Marchesini, isto aponta para um número maior do que em 2014. “Até março já foram emitidos 608 alvarás contra 1.940 do ano passado. É bem possível que este ano esta marca seja ultrapassada”, relata.

Diorgnes Saldanha Lima e Felipe Rodrigues

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas