O sul é meu país: separatismo ressurge

O-SUL-É-MEU-PAÍS

Com os resultados das eleições e uma ampla decepção regional, vejo suspirar (talvez renascer) os movimento separatistas brasileiros, como O Sul é meu país. A evidente falta de representação política é, com certeza, a principal influência aos que hoje encabeçam essas ideias.

Na oposição, os defensores de manter uma união nacional chamam a vontade separatistas de “xenofóbica” e “preconceituosa”. Sem pensar, defendem a bandeira nacionalista levantada em tempos de ditadura: “Brasil: ame-o ou deixe-o”. Em parte, podem até estar certos. Entretanto, são completos hipócritas defensores de uma falsa democracia.

Quando uma parte da Ucrânia queria abandonar seu país para se integrar à Rússia, várias dessas pessoas defenderam o movimento separatista da Crimeia. A separação escocesa da Grã-bretanha, embora sem sucesso, também foi recebida com respeito por esses pseudointelectuais brasileiros. “Já que é a vontade deles, eles devem lutar por ela”. Mas por que então uma eventual separação nacional é tão condenada em nosso país?

No Brasil, é inegável que o resultado das eleições mostram um país cada vez mais dividido política e geograficamente. Diferente de anos anteriores, a delimitação social, as oposições, nunca foram tão conflitantes quanto agora. Por isso, a reeleita Dilma Rousseff terá um trabalho árduo para reconciliar as pessoas que ela mesma contribuiu para separar durante sua campanha.

Não tenho opinião concreta sobre os benefícios e prejuízos de uma suposta divisão do país. Porém, é válido que qualquer pessoa defenda ou condene a ideia, independentemente da posição política. Também acho comum o povo ter uma forte opinião divergente, devido a posição do atual governo e a dimensão territorial do país.

Aos hipócritas, só digo que: condenar uma ideia ou vontade coletiva como a separação geográfica do Brasil é fácil, assim como mandar os incrédulos abandonar o navio. O que é difícil é propor uma solução para reconciliar ou, ao menos, aumentar a representatividade política que determinada região vem perdendo com o tempo. Isso sim, ninguém está fazendo.

51 Comentários

  1. Reportagem que não aponta caminhos. A representatividade política se faz com votação na Câmara Federal e no Senado, onde o Sul tem minoria. Ou seja, JAMAIS será democraticamente votado. Ou o autor deste artigo vive em que mundo?

  2. Visite o nordeste,temos um grande potencial para sermos o maior polo turístico das Américas ,além de um povo magnífico e acolhedor.Separação nunca foi e nunca será a solução para oBrasil????

  3. nordeste brasileiro de acordo com ibge ,a terceiro pib do brasil no ano de 2013, 722 bilhões de reais so perde para para região sudeste e a região sul, esta na frente da região centro oeste,e a norte do brasil etc,etc,

  4. sou paulista da cidade de ~santos e me tornei totalmente a favor das pessoas que pleiteiam o separativismo, porque fica muito mais fácil corrigir problemas e controlar a corrupção que sempre ocorreu no Brasil, este pais é muito grande e muitos como eu , estamos cansados de ter que arcar com esta corrupção que já existe há séculos , más que ultimamente se tornou algo insuportável, más já adianto que não sou a favor de guerra civil, derramamento de sangue , simplesmente gostaria de ter acesso aos governantes do executivo federal, como tenho acesso aos do municipal e estadual, grato

    • veja bem a regiao sul arecadou em 2013 120 bilhoes de reais e volto do governo federal 30 bilhoes ou sej 25% do que se arecadou no sul e os outros 75% nao retornou a regiao de origem ou seja virou em bolsa esmola pra rede de faminto tenho odio de ser brasileiro viva a republica do sul e a republica paulista ja na regiao sul 55% e favor a separaçao e 33% e contra e 12% indesiso agora com a vitoria da dilmANTA o parana e todo SUL crescera a luta pelo separaçao dos tres estados do SUL e SP vira realidade PTLADRAO e SUL e SP LIVRE.

        • veja bem nesses quatro estados em Sao paulo venceu por 57% dos votos para governador reeleito Geraldo Alckimin PSDB, Parana venceu o governador reeleito tambem do PSDB Beto Richa 52% dos votos, Santa Catarina 51% dos votos para o governador reeleito Raimundo Colombo do PSD e no Rio Grande do Sul o governador eleito com 63% dos votos Jose Ivo Sartori do PMDB ou seja nenhum dos quatro estados sera governado pelo PT nesses quatro estados PT nao tem ves.

  5. Só tem uma coisinha que me intriga.
    Cara, é o seguinte, é como aquela música: “Quem sabe faz a hora! Não espera acontecer…”
    Ficam nessa de discutir se a Constituição permite, etc. Ah, tem dó! Se o Brasil não serve mais, o que me interessa a Constituição brasileira? Dane-se a Constituição, ora bolas. Querem se separar, não querem? Pois, então? Vão em frente. Façam a proclamação, apontem seus líderes, e organizem as milícias para uma eventual necessidade de defender a nova nação. É assim que se faz. o resto é conversa fiada, papo de desocupado, mimimi…
    Acontece o seguinte, eu fico imaginando quem é que teria peito pra enfrentar as forças de segurança quando elas viessem pra restaurar a ordem. Vão encarar? É, não se faz uma nação independente com blá, blá, blá. E com o perdão da franqueza, é só isso que eu tenho visto, mais nada…

  6. Esqueci de falar em meu comentário anterior que sou a favor de reduzir pela metade a quantidade de deputados em nosso país pois talvez os desvios sejam menores, e com certeza a economia ira ser grande, muito menos assessores menos funcionários para servir estes deputados, menos dinheiro para viagens e estadias enfim acho que também deveríamos reduzir os vereadores e deputados estaduais, Vamos economizar em gastos próprios e gastar mais em saúde e educação.

  7. Não sei o qu e esta acontecendo na verdade com nosso povo, reclamam da presidenta reeleita, mas conseguem dar 132 mil votos para nosso ex prefeito para deputado federal, falam sobre democracia quando não são democráticos pois é uma vergonha do que este povo esta sendo chamado por reeleger a presidenta pior ainda é quando este povo elege a grande maioria de deputados que são empresários, onde são estes que fazem os projetos e que votam neles. Sera que estes mesmos eleitos irão pensar em meros trabalhadores? Vi um vídeo na internet que me fez ter vergonha de morar no mesmo país que esta moça, pois se ela tem dinheiro e o povo do nordeste não tem, espero que nunca falte este mesmo dinheiro a ela pois gostaria de ver esta moça tendo que pedir um pedaço de pão. Se este povo olhasse mais para o lado veria o quanto há pessoas precisando de ajuda. Separar o sul do norte? Sim, deveria voltarmos aos anos de 64, onde os militares assumiram o pais, e justamente por causa do povo Brasileiro. Pergunto a vocês quantos anos o Brasil retrocedeu naquela época, As vezes acho que eu não devia ser Brasileira, pois me envergonho deste povo que se diz democratico e não consegue parar de ofender os do contra. Acho sim que nosso país não esta bom do jeito que esta, também faz tempo que não dou meu voto a ninguém, pois pesquiso antes de tudo a vida dos candidatos, e não apreceu ninguém que me fizesse acreditar que poderia ser melhor, só falam mentiras e mais mentiras mas continuo respeitando cada Brasileiro que esta morando neste país, mesmo que estas pessoas estão chamando o nosso povo do nordeste de porcos. Que tristeza. Mas não vou mudar de país, mas se todos que falaram que iriam embora se o resultado não fosse PSDB, vai ser mais facil de andarmos nas ruas pois vai ter menos carro rodando.

  8. devemos colocar na mídia tal vontade. Pois o próprio LULA já falou que e`nóis contra Eles Como eu sou ELES temos que colocar isto na midia

    • sou catarinense moro atualmente em Sao Paulo, conheço o Nordeste , ja visitei o semi árido e percebi que aquela terra produz realmente , o problema e que o nordeste se tornou o bode expiatório da nação ha muitos anos nesse pais por conta de sua seca . A sudene ja existe ha decadas naquela regiao mas na verdade e um markting de canalização de dinheiro onde os recursos sao destinados e nada aplicado , o povo do nordeste e sofrido e levado ao extremo da miseria sem oportunidades tendo que ficar amarrados a migalhas do governo , prova disso foi o que aconteceu na ultima eleição o verdadeiro voto a cabresto indireto.
      Na verdade o que existe nesse pais e uma tradição secular da ditadura atras das cortinas onde cresce quem na verdade o rei quer e isso vem de pai para filho , ambos os lados politicos sao corrompidos basta entrar no poder. faco outra pergunta , porque o congresso vetou o plebiscito , Herodes simplesmente lavou as mãos e jogou para o congresso , na verdade aquele lugar e a oportunidade de construçao de paraisos fiscais proprios , corrupção mensalão que nem a justiça suporta a mão de ferro , realmente os representantes que estao lá vivem em outro mundo , o mundo do desvio de dinheiro , e o povo brasileiro se quer que va trabalhar para pagar as contas e o retorno e zero . nao me indigno contra o povo do nordeste nao, sao pessoas que merecem instrução e por sinal tem muita capacidade , me indigno contra as veredas dos legisladores desse pais que sabem muito bem e cuidar de seus interesses proprios e de seus laranjas . por isso sou a favor da criação de uma união independente do su onde permaneça suas leis e deveres com melhor desenvolvimento e melhor distribuição de renda para o novo pais .

    • A divisão física e política das fronteiras do Brasil do norte e do Brasil do Sul ficou clara nesta eleição. Sou a favor de um Plebiscito, pois plebiscito não é contra a lei. Temos o direito e ponto final.

  9. Estou de saco cheio de viver no mesmo país que uma imensa massa de manobra vive. Se eles querem vender eternamente seus votos por esmola, fiquem a vontade, mas do outro lado do muro. Separação do Sul já!

  10. Sempre que leio opiniões sulistas sobre os Estados do NE e sobre os motivos da “necessidade” econômica de terem de se separarem por trabalharem mais e honradamente, carregarem o país nas costas, serem discriminados e coisas afins, percebo o quanto quem fala desse modo não faz ideia da realidade do Brasil como um todo, e como são preconceituosos, me pergunto muitas vezes se se tratam de jovenzinhos que nunca aprenderam História que estão a comentar, ou então criaturas que fecham verdadeiramente os olhos e pensamentos para tudo aquilo que não faz parte do seu quintal. Dessa maneira, faz muito sentido restringir seu “novo” país às proximidades, já que suas visões são tão limitadas. Sei muito bem que quem tem essa opinião separatista vai desprezar completamente e infinitamente este comentário “insolente”, mas, ainda penso que calar e consentir em asneiras é triste e aviltante. Bora brincar de conhecer as diversas realidades antes de sair disseminando ignorância. É uma temeridade absurda ter que vir alguém aqui afirmar que no NE se trabalha SIM. Isso é óbvio! Até uma criança pode descobrir. Quem carregou e ainda carrega e muito este país nas costas literalmente é o povo do NE, desde o tempo que éramos colônia de Portugal. Se vocês no sul tiveram melhores chances, que bom pra vocês, aproveitem. E agora comparar culturas, se a de vocês é rica, vocês nem fazem ideia de como é a do NE, pois cada Estado tem a sua, diferente do que a grande mídia conta pra vocês. Sinceramente, muitas vezes procuro alguém daí que diga algo que valha a pena ser dito, infelizmente, tá cada dia mais difícil, ou talvez eu também esteja sendo contaminada por esse preconceito generalizado.

    • Juliana, quando se fala em cultura diferente, comparando-se o S com o NE, não se está anulando ou desconsiderando a riqueza de ambas. É maravilhosa a cultura nordestina assim como também é maravilhosa a do sul. No entanto, é um erro gritante tu afirmares que o NE sustentou o Sul ou que o NE carrega o país nas costas. Se tu se deres ao trabalho de pesquisar números, estatísticas, índices, indicadores e comparar o NE com o Sul verás que cometeste um erro grande de conhecimento. É notório que a Dilma ganhou a eleição porque soube (da mesma forma que o Lula) utilizar com maestria o “Projeto Bolsa-Família Para a Perpetuação do PT”. O que é melhor dar o peixe ou ensinar a pescar? O que o PT fez foi facilitar a vida do nordestino pobre colocando o peixe na mesa dele e aumentaria o nº de peixes conforme tivesse mais filhos (veja o indicador taxa de fecundidade: a do NE é a maior do Brasil). O que o movimento “O Sul É Meu País” clama é que por termos características próprias e sermos subjugados com impostos e indiferença gigantesca pelo Planalto, tomarmos o nosso caminho. Não existe preconceito pelo NE, apreciamos e respeitamos muito esta região. O que queremos é caminhar com as nossa pernas, respeitar a todos e fazer com que nos respeitem. De forma pacífica, pela vontade popular, pelo voto.

      • Oi Flávio, penso entender inclusive a vontade de vocês de se desvencilharem do restante do País e se destacarem por suas características predominantes muito diversas não só do NE, mas das outras regiões, sou de um Estado que tentou se separar do País muitas vezes em sua História e por mais que as décadas avancem e gerações passem, há sentimentos que são transportados. De onde sou esse sentimento é vivo, há resquícios aqui e ali, porque já fomos prósperos e orgulhosos, não éramos NE, éramos PE e só, e para nós grande parte do tempo é o que somos, isso se explica de certa forma, porque as regiões do País foram criadas bem recentemente, foi durante o Estado Novo que o IBGE criou a primeira divisão do País como a conhecemos hoje. Enfim, essa discussão é longa. O que posso acrescentar é o seguinte: não sou recebedora do bolsa família, mas conheço muita gente que é, todas ganham pouco e o utilizam como suporte, todas trabalham. Como faxineiras, babás, vendendo doces, o que seja. Ninguém espera que governo nenhum o sustente, até porque desconfiam muitíssimo de todos e com razão, para as pessoas mais pobres que não têm condições como nós de ficarem aqui discutindo política pela internet, toda essa história acaba ficando mais simples, elas se viram como podem e pronto. É mito essa historia dos peixes, da pescaria e um mito contato muitas vezes, torna-se verdade para alguns. Segundo dados do Min. do Desenvolvimento, o segundo Estado com maior número de beneficiários desse programa é SP e nem por isso o PT ganhou lá. Já escrevi muito e enchi sua paciência como a de todo mundo por aqui. O desejo de cada um, uma, desde que não desrespeite outros, outras é legítimo, quem sou eu para discutir então! Boa sorte com o movimento de vocês.

  11. Nasci e sempre morei em São Paulo/SP e adoro o Sul, acho que é a única região do país onde existe ordem, civilidade, vontade de trabalhar e organização. Não é de hoje que a região oferece exemplos incríveis de desenvolvimento, comparável às cidades européias que já tive o privilégio de visitar. Algo que ficou muito marcado na minha memória foi a terrível enchente de 1983 – naquela ocasião, os “experts de plantão” anunciaram que só depois de 5 anos que a região seria recuperada… não demorou nem 3! Enquanto isso, nos domínios do PT, o que importa mesmo é o “Bolsa Tudo” e uma rede para dormir de tarde…. chega de carregar o Brasil nas costas: o Sul – e também o estado de São Paulo – tem de ser regiões independentes.

  12. Acredito ser uma ótima soluçao, pois no sul do Brasil a cultura do povo é outra, o povo trabalha duro e com honestidade para ser o chamado de SUL MARAVILHA como dizem os que aqui vem nos visitar. E isso incomoda e causa inveja aos que se acomodam, dormem em berço esplendido e tiram recursos de quem trabalha bastante de sol a sol como no sul do Brasil. Concordo plenamente com essa idéia, já que os votos dessa regiao nao faz falta para a petralhada, o dinheiro, faz falta e muito, todos nós sabemos…

  13. Sou a favor de estados independente ,com suas leis ,impostos ,etc… O que sobrar iria para o Pais . Isto que aqueles imprestáveis políticos que infelizmente são eleitos deveriam votar no congresso e câmara.

  14. Nasci no Rio de Janeiro/RJ, mas resido em Natal/RN a muitos anos, votei no Aécio (NUNCA votei no Partido dos Trambiqueiros), no RN basicamente quem tem boa instrução votou no Aécio, os ignorantes, que contentam-se com UM peixe e não em aprender a pescar, votaram na presidanta. O futuro é ” afro-descendente”, pois quem tem instrução têm 01 ou 02 filhos, enquanto que os outros têm 10-15 filhos, que vão crescendo e recebendo um título de eleitor, ou seja eles crescem em PG. Isso não é preconceito, é fato. Caso houvesse separação, quero descer (tenho a “cidadania”). É preocupante, do jeito que vai, seremos uma nova Cuba…

  15. É uma ideia arriscada, apesar de bastante justa. A Dilma tem poder. E é até possível que resulte uma guerra civil, para o território nacional ser defendido pelo o que é chamado de Justiça Brasileira, seria justo se o PT saísse do poder, isso sim. Se não foi ontem certamente poderá ser agora. Ou é mudar de país, ou é ter uma atitude de coragem, como essa aí!

  16. Acredito que uma separação seria a melhor opção para o quadro político que atualmente vivemos em nosso país. Acredito que hoje não exista uma “nação brasileira” nem na copa do mundo, eu por exemplo preferi torcer para a argentina. O povo sulista por suas diferenças econômicas é injustiçado, recebendo menos do que merece. Mas os separatistas não se baseiam apenas em questões econômicas, e sim também na questão cultural, não podemos igualar culturalmente o sulista com o nordestino, nos sulistas somos diferente que eles e merecemos um país próprio.

  17. Concordo plenamente com o movimento. Sou do RJ, vim para SC esse ano e realmente há muita diferença. Há mais prosperidade e ordem, sem dúvida! Há mais seriedade das pessoas também. Acho o movimento muito pertinente nesse momento, não somente no cenário brasileiro, mas no cenário internacional. Há várias iniciativas desse tipo no mundo, por exemplo a Catalúnia quer organizar plebiscito, a Escócia acabou de fazer um (e foi decidido manter a União), A Criméia, onde a maioria da população é Russa, acabou de se separar da Ucrânia via plebiscito. O momento é realmente único. Mas deve-se prestar atenção à legislação, pois há leis (como a de segurança nacional) que criminalizam tentativas de divisão do território nacional. Não sei como o movimento poderia ser levado adiante do ponto de vista jurídico.

  18. Não há mais dúvidas quanto a isto, é preciso lutar mais, acreditar mais, somos um “todo” como nação por imposição de Portugal quando nós colônias, mas hoje nada temos que unem este império em vários sentidos…

  19. Aos ignorantes que pregam o separatismo… Uma pequena dica:
    Lei Nº 7.170/1982 (lei que define os crimes contra a Segurança Nacional):
    Art. 11 – Tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente.
    Código Penal:
    Art. 287 – Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:
    Pena – detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa.

    • ISSO SÓ NOS DEVEMOS DECIDIR, ALGUMAS MEDIDAS JA FORAM TOMADAS PARA NOS AMPARAR SIM EM CASO DE PLEBISCITO FAVORÁVEL A AÇÃO SEPARATISTA…… TUDO VAI ANDAR EM 2015…. AGUARDE

    • wyllane se vc nao sabe o Brasil e um pais que fas parte da ONU e a propria onu da direito a autodeterminaçao dos povos em querer ser independente de seu pais caso nao sabe querida fico sabendo mas antes de falar bobeira estude mais autodeterminaçao dos povos feita pela Organizaçao das naçoes unidas ONU querida sou Catarinense e defendo o sul e SP nos dois movimentos separatistas O SUL e meu pais e Sao Paulo independente bjao.

    • Observe que TENTAR presupõe ação concreta. Para que ocorra uma TENTATIVA de homicídio é necessário que alguém realmente tente matar outra pessoa através de uma ação concreta, ou seja.

      No caso, ninguém empreendendo nenhuma ação concreta no sentido de desmembrar o Brasil, mas apenas propagando essa idéia. A Constituição também garante que é livre a manifestação do pensamento e que não haverá crime de opinião.

      Existem grupos que defendem a legalização do aborto e a liberação da maconha, que são considerados crimes atualmente, mas nem por isso são consideradas criminosas. Na realidade, elas lutam contra a lei que diz que tais praticas são crime.

  20. Sou de Londrina e o sentimento expresso neste artigo é o da maioria que encontro, no trabalho, em casa, nas redes sociais, etc. Londrina votou 77% por Aécio. O Sul votou em peso por ele. Não temos representação, nem somos respeitados. A independência é a solução. Parece ilusão, mas não é.

  21. Historicamente o Sul sempre sofreu com falta de recursos federais, pouca representatividade política e sempre fomos hostilizados no restante do país, que não entendem a tradição e cultura do povo do sul. Temos o direito garantido pela ONU de escolhermos nosso futuro como nação independente. Queremos que se faça um plebiscito onde a vontade do povo seja dimensionada e sua vontade respeitada, conforme a própria ONU reconhece. Veja a questão na Criméia, espernearam mas ela se separou da Ucrânia e tomou seu destino que seu povo escolheu.

    • Clair, não entendo muito de leis que regem a ONU, mas se isso for verdae, o questamos esperando. Depois que a Dilma foi reeleita, estou firme em sair do meu País por causa disso. Sempre escuto a hora do Brasil ao qual somente no nordeste fazem melhorias, enquanto o Sul é esquecido. Sei que estamos a muito tempo nos virando como dá. Se não fosse pelos governadores e subsequentes prefeitos, etc das 3 regiões, não seríamos o que somos hoje, estados independentes. Por isso acho que não precisamos do restante do Brasil para sobreviver e ampliar nosso horizontes como país desenvolvido e deixar de ser sub.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome