sexta-feira, 19 de abril de 2024
19.1 C
Blumenau

Radar meteorológico ganha forma

Mais uma etapa da montagem do radar meteorológico que vai rastrear 77% do território catarinense foi concluída na terça-feira (3): a instalação mecânica da estrutura do pedestal que suporta a antena e a radome, bola protetora do radar. A obra é do governo estadual está sendo construída em Lontras, no Alto Vale do Itajaí.

“Agora serão feitas as instalações elétricas e eletrônicas para o funcionamento do radar, o que deve ocorrer até o final do mês”, informou o secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli. “Depois de instalado, o radar meteorológico vai passar por uma fase de testes. É a etapa de aceitação do equipamento, que já foi testado uma vez, na empresa fabricante, nos Estados Unidos”, frisou Moratelli.

O equipamento vai captar informações sobre o clima e reunir as estatísticas em um banco de dados para serem confrontados com outras informações. Isso vai contribuir na prevenção de catástrofes decorrentes das enchentes, já que será possível saber com precisão quando é necessário fazer a abertura de abrigos, bem como evacuações.

O radar foi adquirido nos Estados Unidos a um custo de R$ 10 milhões. Nesse valor estão inclusos todas as etapas do projeto, desde a compra do terreno em Lontras até a construção do radar meteorológico.

Radar Meteorológico (Divulgação/SDC)
Radar Meteorológico (Divulgação/SDC)
Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas