sexta-feira, 29 de março de 2024
21.9 C
Blumenau

Conexão ICOM: da Califórnia para o ICOM IBES

A sétima edição do Festival Interdisciplinar de Comunicação (ICOM) da Faculdade Ibes Sociesc, de Blumenau (SC) trouxe muitas novidades. A maior delas aconteceu na noite de ontem (04). E pela primeira vez o evento contou com uma videoconferência: o cineasta, jornalista e escritor Fábio Madrigal Barreto falou direto de Los Angeles, Califórnia, sobre a influência das mídias digitais no jornalismo.

“Antes o jornalista, só escrevia e o assessor só divulgava, o radialista só falava. Hoje em dia todo mundo tem que ser mais flexível. O profissional de comunicação tem que ser o mais versátil possível”, destacou Barreto. Cerca de 40 pessoas, entre estudantes e comunicadores acompanharam a palestra. “O profissional tem que estar conectado nas novas mídias, mesmo sem deixar o jornalismo em seu jeito tradicional” comentou Janaina Proença, estudante de jornalismo.

Paralelo a videoconferência, Guilherme Schäffer e Mariana Florêncio ministraram a oficina de fotografia e produção de moda. Com um número significativo de mulheres, o laboratório de fotografia da faculdade se tornou um verdadeiro estúdio. Os instrutores e participantes fizeram maquiagens e produção de looks, tudo de forma descontraída.

Quadrinhos, histórias e criação foi o tema do minicurso de Design de Marcas, que teve como instrutor Alex Guenther. Ele que atua na criação de personagens e histórias em quadrinhos como ferramenta de comunicação publicitaria. Os participantes aprenderam desde os princípios de semiótica até as tendencias atuais. E a evolução da super mídia também foi abordada na oficina com Delton Batista, mostrando que 2014 é o ano da televisão e visando o futuro desse meio e como serão as futuras tecnologias.

Confira a programação de quinta-feira (5) do ICOM IBES

Palestra: Gerenciamento de crise nas mídias sociais
Palestrante: O embaixador da ferramenta Hootsuite no Brasil, Israel Scussel Desgaspari – 19h30;
Oficina: A evolução do fotojornalista
Oficineiro: Arthur Moser – 18h45;
Mini Curso: Empreendedorismo na comunicação:
Instrutor: Cesar Souza – 18h45;
Mesa Redonda: Os desafios de transmitir as informações para todos
Participantes: Rodrigo Pereira, Francisco Fresard (Pancho) e como mediador Jaime Avendaño – 18h45.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas