sexta-feira, 29 de março de 2024
21.9 C
Blumenau

Alzheimer é abordado na novela Em Família

A novela Em Família, produzida pela Rede Globo, tem abordado um tema muito sensível, a doença de AlzheimerSelma, interpretada por Ana Beatriz Nogueira na trama, é mãe de Laerte, ator Gabriel Braga Nunes, e tem apresentado sintomas da doença.

Nas cenas mostradas na telinha, ela não lembra de coisas do cotidiano, as quais normalmente não esqueceria. Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), estima-se que exista no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença, e no Brasil cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

De início o indivíduo perde suas memórias mais recentes, pode até se recordar com exatidão acontecimentos de longos anos e não recordar o que almoçou há algumas horas atrás. A doença causa a perda de funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem, causada pela morte de células cerebrais, interferindo na personalidade e no comportamento, reduzindo sua relação social.

Por conta dos lapsos de memória o paciente não consegue desenvolver um raciocínio lógico e não entende a consequência de seus atos. O Alzheimer é incurável e se agrava ao longo do tempo, e com o desenvolvimento da doença a pessoa se torna cada dia mais dependente do auxílio de outras pessoas, até mesmo para coisas que antes eram muito simples, como tomar banho e se alimentar.

Porém, avanços da medicina têm permitido que os pacientes tenham uma sobrevida maior e uma melhor qualidade de vida. O objetivo dos tratamentos é aliviar os sintomas existentes permitindo que haja uma progressão mais lenta da doença. Os tratamentos indicados podem ser divididos em farmacológicos e não farmacológico.

A causa da doença ainda é desconhecida, mas se sabe que normalmente atinge pessoas de idade mais avançada, embora já haja registros de casos em pessoas mais jovens. Para apoiar e auxiliar aos cuidadores e familiares das pessoas que sofrem da doença, a Abraz oferece assistência por meio de grupos de apoio. As reuniões são realizadas em várias cidades do País todo mês, com a ajuda de profissionais multidisciplinares.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas