quinta-feira, 28 de março de 2024
19.7 C
Blumenau

Vereadores que colocam a mão na massa

Grandes cidades, grandes problemas. Até mesmo Blumenau tem problemas com mato, buraco nas ruas e outros problemas estruturais. Mas quem é o responsável pelo reparo? Porque problemas simples demoram para ser resolvidos?

Bem, é atribuição do poder Executivo, representado pela prefeitura municipal, resolver essas questões. Não é função do vereador, do poder Legislativo, colocar a mão na massa. Ele pode indicar os problemas, fiscalizar as ações da administração e levantar debates.

Mas em Blumenau a coisa não funciona assim: o Farol Blumenau selecionou dois momentos em que vereadores localizaram o problema e simplesmente colocaram a mão na massa.

Caso Zeca Bombeiro

Depois indicar o problema na tribuna e ver não solução da prefeitura, o vereador Zeca Bombeiro (SDD) foi até a rua Rua Werner Duwe,  Testo Salto, e instalou uma tampa em uma boca-de-lobo doada por comerciante local. Assista em 2:32:

Caso Adriano Pereira

Outro vereador teve que deixar suas funções legislativas para colocar a mão na massa, Adriano Pereira (PT). Ele participou de mutirões com a comunidade da Velha Central para roçar o mato que crescia na comunidade. Mas a prefeitura roubou cena de Adriano Pereira ao implementar o programa Começar de Novo.

Vereador Adriano Pereira roça mato no AG da Velha (Facebook)
Vereador Adriano Pereira roça mato no AG da Velha (Facebook)

Isto é correto?

Por mais que a intenção seja boa, não é correto. Atitudes como essa fazem a população pensar ainda mais que é atribuição do vereador tampar buracos, arranjar vagas em creche e outras situações que já conhecemos. Os parlamentares não cometeram nenhum crime, mas colocaram em cheque toda a construção política da democracia. “Todos os maus precedentes começam com medidas perfeitamente justificáveis” disse o imperador romano Júlio César.

Saiba mais: O que faz um vereador? Entenda sua função

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas