Grupo Fratelli Del Circulo abre a 20ª Festitália

A já está acontecendo 20ª Festitália no setor dois da Vila Germânica em Blumenau, Santa Catarina. O evento organizado pelo Lira Circolo Italiano di Blumenau espera receber mais de 30 mil visitantes nos dez dias de festa. Danças, comida típica e muita música são as principais atrações do evento que ocorre de 12 a 21 de julho.

A primeira Festitália aconteceu em 1994. Foi criada pelo Lira Circolo com o apoio do prefeito da época, Renato Viana. O propósito era criar uma festa tradicional tal como a germânica Oktoberfest, já não havia um evento de grande porte da cultura italiana na cidade.

Lira Circolo

O Lira Circolo Italiano di Blumenau foi fundado em 1989 e tem sede própria na Vila Nova, na rua Benjamin Constant. Tem um ambiente próprio de qualidade para os sócios confraternizarem. Além disso conta com a Escola de Italiano Giuseppe Garibaldi, que tem mais de 200 alunos.

Para manter as tradições o Lira tem o grupo de dança Beli Balli além do Grupo de canto Fratelli Del Circulo, com 40 integrantes. Foi criado recentemente O Coro Eco D’Italia, grupo de quatro vozes com 15 participantes. Sete pioneiros da primeira Fesitália vão participar da 20ª festa.

Organização e atrações

Entre as atrações está a Patrizia Laquidara, de Veneto (Itália) no sábado, 13, e na quarta, 17, Tony Angeli (São Paulo). Outra atração internacional acontece nos dias 19 e 20 de julho com o Grupo Amacord, de Bolonha (Itália). O tema da festa é a eleição do Papa Francisco com uma tela de homenagem a Capeta Sistina (pintada por Michelangelo).

Para que tudo corra bem foram existem várias comissões. Entre elas estão a de coordenação, finanças, recepção, fiscalização e patrimônio, gastronomia, segurança e limpeza, cantos e danças, som, palco e bandas e o Espaço Lira. Confira a programação:

Segunda a Quinta: 19h às 00h – R$ 10
Sextas e Sábados: 19h às 1h – R$20
Domingos: 10h30 às 16h – Entrada franca

Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada. Crianças até 12 anos não pagam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here