Mulheres já ocupam 27% dos cargos de confiança no Brasil

Em um passado distante as mulheres eram criadas apenas cuidar da casa e dos filhos. Aos poucos conquistaram seu espaço, e agora mais do que nunca elas assumem posições muito importantes. “Dados do Internacional Business Report 2012 (IBR), que aponta que no Brasil 27% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.” diz Renato Vieira de Avila, advogado, mestre em Estratégia, especialista em Direito Empresarial e Tributário

O principal obstáculo é nas empresas familiares. Os homens são preparados desde sua infância para assumir cargos de chefias nessa empresas. Mas esse cenário vem mudando “O índice revela crescimento de três pontos em relação ao ano de 2011 nos cargos ocupados por mulheres. O desafio maior é com relação as empresas familiares” segundo Avila.

Existe uma série de paradigmas e preconceitos a serem quebrados. Em Santa Catarina a maior parte das empresas familiares foram fundados por homens. O próximo desafio é superar o modelo corporativo masculino “A média salarial masculina em cargos executivos chega a ser quatro vezes maiores do que a remuneração feminina” diz o advogado.

Elas costumam ter um estilo mais intuitivo, inclusivo e voltado mais a pessoas do que às tarefas e aos números. Em um cargo superior a mulher pode desenvolver características de competitividade e autoridade como os homens segundo o especialista. É preciso saber que agora a luta é de igual pra igual.

3 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade vejo este fato pela postura e empenho por parte das mulheres em fazer tudo com excelência. Determinadas a serem melhores a cada dia, isso faz toda a diferença profissionalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here