Prefeitura inicia contenções de encosta na Velha Central e Valparaíso

Estruturas recuperam áreas de risco atingidas por deslizamentos. (Eraldo Schnaider)

A Prefeitura de Blumenau inicia neste mês de agosto mais duas obras de contenção de encosta, nas ruas Manoel Salvador, no bairro Valparaíso, e Carolina Vicentini, na Velha Central. Os trabalhos, coordenados pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), irão recuperar áreas de risco que foram atingidas por deslizamentos durante a catástrofe natural de 2008.


Em conjunto, as obras contam com investimento de R$ 1,7 milhão, e têm prazo de seis meses para serem concluídas. As construções fazem parte de um pacote de melhorias firmado pela Prefeitura em parceria com o Ministério das Cidades. Ao todo, R$ 13 milhões foram conveniados para a realização de intervenções em 17 localidades.

As contenções têm por objetivo estabilizar as encostas, recuperando o local afetado e impedindo a ocorrência de novos deslizamentos. Atualmente, também seguem em andamento obras na Rua Herundina dos Santos, no bairro Da Glória, e Rua Theodoro Holtrup, no Vila Nova. Outras 11 estruturas já foram concluídas.

Para a definição da melhoria adequada a cada área, foram considerados critérios como condições geológicas, clima e o volume de chuvas. As soluções fazem uso de técnicas de solo grampeado, cortinas atirantadas, muros de arrimo e sistemas de drenagens pluviais. Também foi adotada hidrossemeadura para a recuperação da proteção vegetal dos locais degradados.

Denisse Lopes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here