quinta-feira, 28 de março de 2024
29.7 C
Blumenau

Rio Itajaí-Açu chega a 8.50 metros, acima da estimativa do Ceops

O Rio Itajaí-Açu acabou superando o nível previsto pelo Ceops para as 4h da manhã, quando marcou 8.22, e alcançou 8.50 às 7h desta terça-feira (06) em Blumenau. Uma nova previsão de medição deve ser divulgada pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta do Vale do Itajaí (Ceops) com base em novos dados meteorológicos.

Algumas ruas estão alagadas na cidade (veja a tabela abaixo) e pelo menos 11 pessoas estão em abrigos públicos, mas o número pode aumentar por conta de deslizamentos. A Defesa Civil já registrou 134 ocorrências diversas desde domingo (04), a maioria é de deslizamentos ou quedas de árvores, mas sem feridos.

A situação de Rio do Sul segue gravíssima e o nível do Rio Itajaí-Açu na cidade chegou ao ponto mais alto às 7h manhã: 10.89 metros. A cidade conta com 20 abrigos públicos com recebem 739 atingidos. Mais de 18 mil pessoas foram afetadas.

Doações

A Secretaria de Desenvolvimento Social está aceitando doações alimentos não perecíveis, leite em pó, cobertores, travesseiros e itens de higiene pessoal como papel higiênico e fraldas. Essas doações devem ser entregues no Centro Pop, localizado na Rua São Paulo, 2.265, bairro Itoupava Seca.

Barragens

A barragem Ituporanga (Sul) está vertendo e opera com todas as comportas fechadas. A barragem de José Boiteux (Norte) e Taió (Oeste) também estão fechadas. A barragem Oeste operava 86% de capacidade às 6h, já a Norte está com pouco mais de 10% por ter sido fechada somente ontem.

Cotas de enchente

Várias ruas devem ser afetadas e existe a possibilidade de outros alagamentos​ por acúmulo. Confira a tabela de cotas até 8.75 metros:

Logradouro Bairro Cota Observação
Rua Sao Rafael Itoupava Norte 7,40 Final da rua (pega só uma casa)
Rua Martha Cordeiro Fortaleza 7,60 Ponto mais baixo da rua
Rua Albert Goll Fortaleza 7,65 Esquina – Rua 1º de Janeiro
Rua Sao Rafael Itoupava Norte 7,75 Casa nº 169
Rua Martha Cordeiro Fortaleza 7,80 Esquina – Rua 1º de Janeiro
Rua Max Scheidemantel Fortaleza 7,90 Casa nº 85
Rua Max Aldemann Fortaleza 7,95 Início da rua – ponto mais baixo da rua
Rua Max Aldemann Fortaleza 8,35 Esquina – Rua 1º de Janeiro
Rua Roberto Bruch Itoupavazinha 8,55 Casa nº 309
Rua Europa Do Salto 8,75 Início da ponte

Você pode conferir as cotas de enchente aqui.

Colabore com o Farol

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas