Mais da metade da população prioritária ainda não tomou a vacina da gripe

A campanha de vacinação contra a gripe, realizada nas unidades de saúde de Blumenau desde o dia 17 de abril, está com menos da metade dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde (MS) imunizados, de acordo com levantamento parcial realizado até ontem (03) pela Secretária de Promoção da Saúde (Semus). Das cerca de 109 mil pessoas que têm direito à vacina, 40.204 já tomaram a dose.


Do grupo dos idosos, que tem oferta da vacina desde o início da campanha, quase 20 mil já se dirigiram a uma das 47 salas de vacina do município, o equivalente a 63% do grupo identificado em Blumenau. Mais da metade das puérperas, que são as mulheres de pós-parto há até 45 dias, também se vacinaram, somando 278.

Os demais grupos, principalmente crianças e gestantes, ainda estão com baixo número de imunizações, de acordo com a equipe da Vigilância Epidemiológica de Blumenau. Das cerca de 18 mil crianças, entre seis meses e quatro anos,  previstas para receberem a vacina, apenas 16% foram vacinadas. Entre as gestantes mapeadas, somente 22% buscaram a imunização na rede pública até o momento.

Ainda de acordo com o levantamento, já receberam a vacina 2.961 trabalhadores prioritários, 8.456 pessoas com doenças crônicas e 3.553 pessoas que compõem grupos com indígenas e população carcerária.

A campanha nacional de vacinação segue até o dia 26 de maio e o Dia D, quando todas as 66 unidades de saúde do município estarão vacinando os grupos prioritários das 8h às 17h, será realizado no dia 13, sábado.

Nos outros dias, a população selecionada pelo MS pode procurar as unidades de saúde com sala de vacina, que podem ser consultadas aqui, com a carteira de vacinação e cartão SUS, para aqueles que possuem.

Marília Prado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here