Ibes Sociesc realiza festival de comunicação


A décima edição do Festival Interdisciplinar de Comunicação (Icom) vai trazer os melhores profissionais regionais da comunicação para debater e apresentar as vantagens de uma vida conectada e como equilibrar ela com o mundo offline.

Serão palestas, oficinas, minicursos e mesa redondas com profissionais renomados como Leonardo Aguiar, brasileiro selecionado pela Nasa a ocupar uma das 80 vagas oferecidas no curso de capacitação chamado FutureMed.

O evento é promovido pelos alunos do 5º semestre dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Instituto Blumenauense de Ensino Superior (Ibes). Você pode fazer sua inscrição gratuita clicando aqui.

Programação

DIA 05/06:

PALESTRA: TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS E CONDIÇÃO HUMANA
com Leonardo Aguiar

Acreditamos que com novas tecnologias aliadas às novas mídias é possível encarar problemas de alta complexidade. A Singularity University (organização criada pela NASA e pelo Google) é uma das grandes difusoras das tecnologias exponenciais. Leonardo Aguiar, brasileiro selecionado pela Nasa a ocupar uma das 80 vagas oferecidas no curso de capacitação chamado FutureMed, nos mostra que nem tudo está resolvido, mas as coisas parecem melhorar conforme a tecnologia exponencializa: ou seja, se torna mais barata e acessível a população.

MINI CURSO: SENSEMARCIA: A IMPORTÂNCIA DOS MEMES NA VIDA ONLINE
com Geison Sautner

A menos de um ano, o Brasil venceu Portugal na primeira batalha digital de nível internacional registrada na história: A guerra memeal. Antes mesmo desse acontecimento, já era inevitável navegar nas redes sociais sem trombar com eles, hoje em dia, seu uso é indispensável. Toda fanpage humorística que se preze, possui um grande catálogo de memes. Então, no tutorial de hoje, Geison Sautner vai passar dicas para você construir uma fanpage de sucesso trazendo o case SenseMarcia como inspiração. Aproveita e passa lá para conferir a página no Facebook… e “para de ser doida”!

MESA REDONDA: JORNALISMO – PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO
mediação de Eumar Silva e participação de Augusto Ittner, Bruna Neto e Rafael Alvarez

As perspectivas das focas já conhecemos, mas e a realidade das raposas? A cada instante, milhares de coisas mudam e se transformam, inclusive nós mesmos. Buscamos inspiração em quem soube lidar com essa atmosfera instável e se manteve persistente até chegar ao sucesso. A mesa redonda da noite conta com a presença de três egressos do IBES: Augusto Ittner, Bruna Neto e Rafael Alvarez, jornalistas atuantes da região que sob a mediação do professor do grupo SOCIESC Eumar da Silva, vão contar descontraidamente as perspectivas e a realidade da profissão.


DIA 06/06:

MESA REDONDA: DESCASCANDO O ABACAXI COM O JORNALISMO ALTERNATIVO E INDEPENDENTE
mediação de Alessandra e participação de Fabrício Rigon, Jaime Batista e Nane Pereira

O jornalismo brasileiro vive um momento de ruptura e renascimento, onde surgem cada vez mais iniciativas autônomas. Blumenau é um ótimo cenário para ilustrar a situação, contando com diversos canais informativos alternativos e independentes. Nossos convidados especiais, Fabrício Rigon (Informe Blumenau), Jaime Batista (Blog do Jaime) e Nane Pereira (Nane Pereira Comunicação e Arte) sob a mediação da professora do grupo SOCIESC, Alessandra Meinicke, contam os desafios e conquistas de suas trajetórias.

MINI CURSO: A FACA E O QUEIJO NA MÃO, SÓ FALTA A IMAGINAÇÃO
com Pietro Enrico do Lab Estúdio Criativo

ALERTA PARA PESSOAS DE IMAGINAÇÃO FÉRTIL: aqui é seu lugar! Para expandir seu lado criativo da melhor forma e ajudar você com insights, contamos com a presença de um cara muito bom no que faz: o diretor criativo do LAB STUDIO CRIATIVO, Pietro Enrico. Jovem, mas com bagagem para falar do assunto, ele vai ensinar como podemos fazer a disrupção do mercado criativo.

OFICINA: COLOCANDO A MÃO NA IMAGEM E SOM
com Charles Schutzler

Produto audiovisual é uma designação genérica para qualquer produto de comunicação formado por imagens com impressão de movimento acompanhadas de som sincronizado. Charles Schutzler comanda essa oficina incrível de produção de conteúdo audiovisual. Ele que já trabalhou na criação de diversos materiais e manja muito das técnicas, traz dicas para você pôr a mão na massa e criar seus vídeos com um toque a mais.


DIA 07/06:

MESA REDONDA: O BOM FILHO, POR BRANDING RETORNA
com mediação de Ana Cláudia e participação de Andrew Costa, Filipe Marcon, Gabriel Barbieri, Guilherme Fogaça e Maicon Albano

Branding é o assunto da vez! A discussão tem início com questões como: o que ele realmente é, seu surgimento, sua importância para as empresas e quais as diferenças entre Branding e marca. Compondo a mesa redonda de dominadores do assunto que vão ir além do resultado “gestão de marcas” que o google oferece, teremos a presença de cinco egressos do IBES, sob a mediação de Ana Cláudia Knoll Zoschke, professora do grupo SOCIESC.

MINI CURSO: A ERA DA INOVAÇÃO SOCIAL
com Lais Glück

Soluções efetivas, eficientes, sustentáveis e renovadas para problemas e necessidades da população, ou resumidamente: inovações sociais. O Brasil é considerado um ponto de referência em termos do assunto no cenário global, pois é um dos principais países geradores de novas tendências no mundo todo. Nos últimos 20 anos houve uma explosão de negócios, iniciativas e ideias nesse âmbito, e para falar do assunto com propriedade, a ministrante convidada a inspirar seu lado inovador é Lais Glück, Designer de Inovação e entusiasta dos projetos de inovação social.

OFICINA: TRABALHO COLETIVO EM REDE
com Greenplace Park

A Greenplace Parké mais do que um Empreendimento Social: é um lugar de lazer recreativo que busca desenvolver ações socioculturais e estimular a cultura coletiva. A partir desta intenção, a talentosa equipe propõe uma oficina sobre Cultura Coletiva e Trabalho em Rede, contando um pouco sobre a história do local e realizando algumas dinâmicas, transformando o ambiente da atividade em um laboratório de vivências significativas.


DIA 08/06:

Noite reservada para a exposição da Mostra Experimental de Curta Metragem .MOV que está sendo realizada pelos alunos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda em parceria com os alunos do 5º semestres que são os organizadores desta edição do ICOM ONLIFE 2017. Contaremos com a participação especial de:

  • Jackson M. Moser – Kaffe Films
  • Fábio Peixoto – Cuka Films
  • Diego Lottin – Microponto Produções
  • Marx Vamerlatti – Freelancer – Diretor de Cinema
  • Michelly Adassa – Freelancer – Assistente de direção

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10/05 e os vídeos produzidos poderão ser enviados até 22/05. Saiba mais goo.gl/oETHMF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here