sexta-feira, 29 de março de 2024
21.9 C
Blumenau

O que é o jogo da Baleia Azul? Entenda

Um assunto que dominou as rodas de conversas em todo o Brasil é o preocupante jogo da Baleia Azul. A disputa surgiu nas redes sociais propondo que o participante se mutilem, fiquem doentes propositalmente e, por último, cometam suicídio.

O game funciona como uma espécie de “siga o mestre” – quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor, o qual envia aos participantes mensagens com instruções do que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento de 50 tarefas.

O jogo mortal teria surgido na Rússia e é espalhado pelas redes sociais, em especial o Facebook e o WhatsApp. Centenas de adolescentes em vários países cometeram suicídio de variadas formas por conta do jogo.

Em Santa Catarina já existem casos de jovens supostamente envolvidos no jogo. Uma jovem de 20 anos de Tubarão foi impedida e se suicidar. Outro caso foi em Lages, onde um adolescente de 15 anos foi salvo pela mãe.

Prevenção

Especialistas recomendam que os pais fiquem atentos as atividades dos filhos na internet para evitar o contato com este tipo de situação.

“O suicídio entre jovens é algo que sempre preocupou os serviços de saúde, mas agora está se tornando mais evidente por conta das redes sociais”, informou a psicóloga Rose Brasil, coordenadora do programa de Saúde Mental de Santa Catarina.

Rose explicou que os pais devem buscar se dirigir unidades básicas de saúde. “Nelas são atendidas pessoas que vêm em demanda espontânea, incluindo as que têm depressão grave, de pensamento ou tentativa de suicídio”, explica.

Busque ajuda

Até mesmo o vlogger Felipe Neto, seguido por mais de 10 milhões de pessoas, orientou seus fãs com “um dos vídeos mais importantes já publicados”. Ele fala que não é somente o jogo que causa as mortes, mas a depressão. Neto declarou que tem depressão e recomendou que os afetados busquem ajuda. Assista:

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas