quinta-feira, 28 de março de 2024
25.2 C
Blumenau

Primeiro desfile da 33ª Oktoberfest reúne milhares na Rua XV

desfile-dia-05

O primeiro desfile da 33ª Oktoberfest ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 5 de outubro, na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Uma das mais aguardadas atrações da maior festa alemã do Brasil iniciou às 19h30 e reuniu um público de milhares de pessoas na principal rua da cidade. Blumenauenses e turistas puderam conferir durante cerca de uma hora e 20 minutos a cultura e as tradições germânicas preservadas e cultivadas no município.

No total, 102 atrações desfilaram com trajes típicos, dançando, cantando, encenando e interagindo com o público. Alegorias, grupos autônomos, clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas de escolas da cidade, realeza da festa, entre outros, percorreram a Rua XV de Novembro com bastante alegria e animação. Nem mesmo a chuva que caiu em alguns momentos do desfile prejudicou o entusiasmo dos participantes.

Entre as atrações, destaque para o Bondepéia, que em parceria com a Vila Germânica, teve crianças da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) desfilando e o novo grupo Dampfschieff, cujo Vapor Blumenau, um dos símbolos do desenvolvimento da cidade e região, é o tema. Um grupo que congrega famílias e tem como intuito impulsionar o resgate histórico da origem e tradição dos antepassados.

As blumenauenses Maria Inês Weege, 66 anos, e Maria Ângela Roepke, 64, moradoras do bairro da Glória, aprovaram o primeiro desfile oficial da Oktoberfest 2016. “Está cada vez melhor, sempre tem novidades”, afirmou Weege. As duas prestigiam os desfiles sempre que possível. “Em praticamente todos os anos viemos assistir”, ressalta Roepke.

Os desfiles oficiais da Oktoberfest são realizados sempre nas quartas-feiras e sábados da festa. O próximo é neste sábado, dia 8, às 16h, na Rua XV de Novembro. O evento inicia nas proximidades da Praça Doutor Blumenau e encerra no final da via, na esquina com a Rua Amadeu da Luz. Em caso de chuva, algumas das atrações desfilam no Parque Vila Germânica. A 33ª Oktoberfest acontece de 5 a 23 de outubro e tem o patrocínio da Eisenbahn, Sky, Bradesco, Guia Fácil e apoio da Cia. Hering.

Juliana Damian Silva

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas