terça-feira, 16 de abril de 2024
23.1 C
Blumenau

Quais os reais malefícios do açúcar: mitos e verdades

acucar

O Cotidiano, programa da Rádio EBC, entrevistou nesta terça-feira (20), o médico pós-graduado em Nutrologia e Endocrinologia, Mohamad Barakat, para falar sobre o uso do açúcar e quais os riscos para a saúde.

Ele começa dizendo que o açúcar em excesso não faz bem para a saúde, mas antes disso, a classe científica demonizou a gordura saturada por mais de cinco décadas.

Sendo assim, a indústria alimentícia se aproveitou muito dessa oportunidade e encheu o mercado de produtos industrializados enriquecidos com açúcar e farinha branca e essa “farinha branca é tão açúcar quanto o açúcar branco”. Ele salienta ainda que os produtos cheios de farináceos e de açúcar provocam um pico de insulina.

Barakat disse ainda que a gordura saturada aumenta o colesterol, mas o aumento do colesterol não é nocivo à saúde, porque há dois tipos de coleterol ruim (LDL): o subtipo A e o subtipo B. O subtipo A é o que vem da manteiga, do ovo e da carne, mas não entope as artérias. Já o subtipo B do LDL é responsável por obstruir as artérias e gerar as doenças cardiovasculares.

Entenda o assunto, clicando no player acima.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas