sexta-feira, 29 de março de 2024
26.9 C
Blumenau

Atendimento gratuito para avaliação de câncer de pele será neste sábado

d18b678b0afa4b199fc029552be244ed

O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele será marcado por consultas gratuitas com médicos especialistas em Blumenau. O atendimento será realizado no próximo sábado (07) das 9h às 15h, na Policlínica Lindolf Bell, 1º andar, na Itoupava Norte. A ação é realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoas interessadas em realizar a avaliação podem procurar a Policlínica neste dia, com seu cartão SUS. A necessidade do encaminhamento ao especialista será avaliada, bem como a coleta de material para exame, que poderá ser feita no momento da consulta.

O coordenador da campanha em Blumenau, o médico dermatologista André Ricardo Adriano, lembra que neste dia apenas avaliações de câncer da pele estarão sendo realizadas.

“A nossa população pertence a grupos com maior risco, como pele e cabelos claros, sardas e olhos claros, o que ressalta ainda mais a importância da prevenção”, destaca o médico. Os exames estarão disponíveis para crianças, adultos ou idosos, por demanda espontânea. No ano passado, 13% das consultas do evento detectaram a doença.

A intenção é marcar este dia oferecendo análise, diagnóstico e também para reforçar as ações contra a doença. Desde a implementação do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, em 2012, já foram atendidas no país mais de 360 mil pessoas. Em Blumenau, em 2014, foram 94 atendimentos. A data faz parte das ações do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, instituído em 1999.

Formas de prevenção

– Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.
– Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
– Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.
– Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. – Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre.
– Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
– Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Marília Prado

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas