quinta-feira, 28 de março de 2024
29.7 C
Blumenau

Blumenau é a 26ª melhor cidade para se viver, Balneário em quinto

Segundo relatório da Pnud, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), Blumenau aparece como a 26ª melhor cidade para se viver no Brasil, com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,806. Balneário Camboriú aparece em quinto lugar, com 0,845. O IDHM leva em conta dados como educação, expectativa de vida e renda. Blumenau já esteve no 38º lugar em 2000, ganhou 12 posições, já o município do litoral pulou de quarto para quinto, perdendo uma posição.

A cidade de colonização alemã só passa Balneário no quesito expectativa de vida, com uma pequena diferença de 78,64 anos para 78,62 anos respectivamente. A cidade catarinense com maior nota no relatório é a capital do estado, Florianópolis, em terceiro lugar com IDHM 800. Joaçaba (oeste catarinese) aparece em oitavo e Joinville (norte) em 21º lugar. Quem liderá a lista no Brasil é São Caetano do Sul (SP), com 0,862.

Índice de Desenvolvimento Humano

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil é de 0,730 (2012), sendo considerado elevado, com a 85º posição no ranking global. Porém ficamos atrás de países como Cuba (59º), Venezuela (71º) e Peru (77º). O ranking é usado como referência em ações globais contra a pobreza e a miséria. Porém especialistas discutem sua eficacia por países como Cuba ter boa colocação mesmo com uma população carente.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas